Câmara aprova semana para conscientizar sobre perigo do uso de cerol

Projeto que penaliza responsáveis por queimadas em Valinhos é retirado da pauta

 

A Câmara aprovou, na sessão de terça-feira, 18, projeto de lei do vereador César Rocha (PV), que cria a semana para conscientizar sobre o risco do uso de cerol em linhas de pipas. Segundo o vereador, o projeto complementa lei em vigor no município e que proíbe a comercialização de cerol ou qualquer material cortante nas linhas. A lei é de 2009 e foi sugerida pelo vereador Israel Scupenaro (PMDB).

 

Scupenaro afirmou que a substância já é proibida, mas agora falta um trabalho de conscientização. “Que nessa semana possam ser mostradas as consequências do uso do cerol, que é um perigo, principalmente para as pessoas que andam de moto”, disse.

 

O vereador César Rocha destacou que os animais também correm risco. “Temos que mostrar às crianças e aos pais que soltar pipa é uma brincadeira inocente, mas que pode ser fatal, quando se usa o cerol. É fatal tanto para as pessoas quanto para os animais. Muitas aves são mutiladas”, discursou.

 

O vereador e líder do Governo na Câmara, Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB), garantiu que vai conversar com o secretário da Educação, Danilo Sorroce, pedindo para que as ações de conscientização sejam incorporadas às atividades da pasta. “A linha sem o cerol já é cortante, imagina então com o produto”, ressaltou.

 

O projeto depende agora da sanção do prefeito Clayton Machado para virar lei.

 

 

Votações

 

Além do projeto que cria a semana de conscientização sobre os riscos do uso do cerol, os vereadores aprovaram outros seis projetos de lei. Entre eles estão o projeto do vereador Dinho (PCdoB), que cria o Dia do Colecionador, e o do vereador dr. Orestes Previtale (Solidariedade), que institui o Dia do condutor de veículo de transporte escolar.

 

Também foram aprovados o projeto do vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB), que denomina “Rangap Trails” a pista de BMX Dirt Jump, localizada no Parque Municipal, e dois projetos do Poder Executivo que solicitam autorização para abertura de crédito adicional suplementar.

 

O projeto dos vereadores Kiko Beloni (PSDB) e Henrique Conti (PV), que proíbe e penaliza os responsáveis por queimadas no município, foi retirado da pauta após pedido de vistas apresentado pelo vereador Tunico (PMDB). O texto volta à discussão nas próximas sessões.