Projeto obriga funcionários de lanchonetes a usarem toucas, luvas e máscaras

Vereadores Paulo Montero e Rodrigo Popó também sugerem criação do “Dia do Paradesporto”

 

O vereador Paulo Montero (Solidariedade) apresentou, na sessão de terça-feira (18/11), projeto de lei que obriga os funcionários de lanchonetes, do tipo “fast foods” e similares, a usarem toucas, luvas e máscaras. O objetivo é evitar a contaminação de alimentos e a transmissão de doenças virais e bacterianas aos clientes e aos próprios funcionários dos estabelecimentos.

 

De acordo com o projeto, todos os funcionários deverão seguir a determinação, exceto os que trabalham no caixa, que deverão usar apenas toucas.

 

Segundo o vereador, muitas doenças são transmitidas de pessoa para pessoa, por meio de gotículas de saliva, que são expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Outra forma é pelas secreções de pessoas doentes. “Nesses casos, a mão é o principal veículo transmissor do vírus, ao favorecer a introdução de partículas virais diretamente na boca, olhos e nariz”, explicou.

 

Paulo Montero acrescentou ainda que a contaminação de alimentos também pode ser pelas mãos ou por gotículas de saliva, mesmo que as pessoas não estejam doentes.

 

 

Paradesporto

 

Os vereadores Paulo Montero e Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB) são autores do projeto que cria o “Dia do Paradesporto”, a ser comemorado sempre no dia 3 de dezembro. “O incentivo às atividades paradesportivas estimula o esporte de participação para a pessoa com necessidades especiais, contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e a sua integração social”, justificaram os vereadores no projeto.