Dr. Moysés sugere campanha para incentivar parto normal

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) apresentou, na sessão de terça-feira (18/11), projeto de lei que cria a “Campanha de Incentivo ao Parto Normal e Humanizado”, em Valinhos. O objetivo é garantir que as gestantes sejam informadas sobre os tipos de partos e orientadas sobre a melhor escolha, de acordo com cada situação. Segundo o vereador, a recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde – é que as cesarianas não ultrapassem 15% dos partos realizados. No Brasil, no entanto, o índice atinge 55%.

 

Dr. Moysés afirmou que a rede particular de saúde já iniciou campanha de incentivo ao parto normal. “A gestante precisa conhecer melhor as opções que tem antes de escolher como deseja ter o seu bebê, logicamente que respeitando possíveis impedimentos médicos”, disse.

 

O vereador explicou que a tendência no parto normal é de um restabelecimento mais rápido, além de uma percepção mais positiva da experiência do parto. “Para os bebês, as vantagens não estão completamente claras a longo prazo, mas sabe-se que com menos stress e uso de medicamentos envolvidos no processo, o risco de complicações tende a diminuir”, completou.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não há data definida para ser votado.