Médico urologista tira dúvidas sobre câncer de próstata

 

A sessão de terça-feira, 11, teve votação de projetos, discussão de requerimentos e também palestra sobre câncer de próstata, proferida pelo médico urologista da rede pública de Valinhos, dr. André Meirelles. A presença do médico oficializou a Campanha Novembro Azul na Câmara, que busca conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Segundo o urologista, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge os homens, atrás apenas do câncer de pele.

 

Dr. André destacou que o diagnóstico da doença precisa ser feito da forma correta, já que o câncer não pode ser confundido com o aumento benigno da próstata. Nesse caso, os sintomas são sentidos logo no início, diferente do câncer de próstata, que requer exames de prevenção. Segundo ele, o exame de sangue aliado ao exame de toque retal ainda são a melhor forma de se diagnosticar a doença.

 

Os exames precisam ser feitos anualmente por homens acima de 50 anos, de acordo com o médico. Para os negros e aqueles que têm histórico da doença na família, é aconselhável fazer exames periódicos a partir dos 45 anos. Dr. André disse que na rede pública de Valinhos, são 3 médicos urologistas, que fazem em média, entre 350 e 400 consultas por mês.

 

O vereador Henrique Conti (PV), que foi quem propôs a palestra durante a sessão ordinária, destacou que “quanto mais se puder falar sobre o câncer de próstata neste Novembro Azul, melhor”. Ele também elogiou o trabalho dos médicos urologistas na cidade.

 

“Essa é uma palestra importante. É uma doença que preocupa as pessoas, mas que até então não tinha um trabalho de conscientização”, discursou o vereador Lorival Messias (PROS).

 

Para o vereador Rodrigo Fagnani “Popó” (PSDB), é importante quebrar o tabu e orientar os homens sobre o exame de toque. “A garantia maior que temos que nos atentar é o bem da vida”, afirmou.