Projeto obriga hospitais a permitir entrada de acompanhantes profissionais durante o parto

 

Projeto de lei apresentado pelo vereador Lorival Messias (PROS), na sessão de terça-feira (4/11), obriga os hospitais e demais estabelecimentos de saúde de Valinhos a permitir a entrada de doulas (acompanhantes profissionais) durante o trabalho de parto. O vereador justificou o projeto citando pesquisas que comprovam benefícios à saúde da mulher quando elas recebem o apoio emocional oferecido pelas acompanhantes.

 

Estudos da Universidade de Stanford indicam que a presença de doulas proporcionou redução de 25% no tempo de duração dos trabalhos de parto e uma queda de 50% no índice de cesarianas. “O ambiente impessoal dos hospitais, com uma grande presença de pessoas desconhecidas e com a equipe técnica focada nos cuidados com o bebê, faz com o que o bem-estar emocional da mulher fique em segundo plano, gerando medo, dor e ansiedade”, afirmou o vereador.

 

Lorival acrescentou ainda que o apoio das doulas tem atenuado os casos de depressão pós-parto e aumentado os índices de amamentação.

 

De acordo com o projeto, o estabelecimento de saúde que desrespeitar a lei estará sujeito à advertência e até mesmo ao afastamento do gestor da unidade.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.