Comissão que defende redução da jornada para profissionais da enfermagem entrega projeto aos vereadores

 

A comissão que defende a redução da jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem para 30 horas semanais entregou aos vereadores, na sessão de terça-feira, 21, modelo de projeto de lei para atender à reivindicação da categoria. O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias (PROS), recebeu o documento e disse que vai lutar para que os trabalhadores da saúde conquistem a redução da jornada, que, segundo ele, já é realidade em outras cidades do Estado.

 

Lorival afirmou que o assunto foi tema de discussão no Parlamento Metropolitano, que reúne vereadores das 20 cidades da Região de Campinas e do qual ele é presidente. “Valinhos está se somando a outros municípios (...) Acho que agora [com a apresentação de uma minuta de projeto de lei] não há motivo para não atender à reivindicação”, afirmou.

 

Para reforçar o pedido dos profissionais, os vereadores dr. Orestes Previtale (Solidariedade) e dr. Moysés Abujadi (PSD) apresentaram moção solicitando ao prefeito Clayton Machado (PSDB) que atenda ao pedido da categoria. Para eles, a redução da jornada vai valorizar o serviço de enfermagem, aumentará a segurança dos pacientes, otimizará os serviços, além de contribuir para a redução no número de faltas dos profissionais e diminuir os casos de erros médicos.

 

“Defender a jornada de 30 horas semanais é defender mais qualidade de vida para o trabalhador da saúde e, consequentemente, mais qualidade no atendimento direto à população. A regulamentação das 30 horas de trabalho para a enfermagem significa mais saúde para todos”, justificaram os vereadores na moção.

 

Dr. Orestes acrescentou ainda que já foi constatado que a redução da jornada não implicaria custos elevados ao município. Segundo ele, precisaria apenas da contratação de 1 funcionário e da reposição de outros 9, que foram exonerados ou aposentados.

 

“A luta dos enfermeiros não é de hoje. Desde outra gestão há essa cobrança. É preciso lutar para que essa situação se concretize”, concluiu o vereador Israel Scupenaro (PMDB).

 

Também discursaram sobre o assunto os vereadores dr. Moysés, Edson Batista (PSDB) e Dinho (PCdoB).