Vereadores criticam lixo eleitoral durante as eleições

 

A forração de calçadas com santinhos de candidatos nos dias de votação foi criticada pelos vereadores na sessão de terça-feira, 21. O vereador Henrique Conti (PV) ocupou a tribuna para falar que observou as ruas da cidade sujas durante o primeiro turno das eleições e espera que a situação não volte a ocorrer no próximo domingo, dia 26, quando os eleitores escolherão quem governará o país pelos próximos quatro anos.

 

O vereador Paulo Montero (Solidariedade) lembrou que já existe lei em Valinhos que proíbe a forração na véspera e no dia das eleições, e também multa os candidatos que adotarem a prática. A lei foi de iniciativa do próprio vereador e do então vereador José Aparecido Aguiar. “Infelizmente, como já tenho falado, as leis não são cumpridas (...) A gente vê santinho jogado na rua e ninguém faz nada", afirmou.

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) mostrou preocupação com as consequências que o lixo eleitoral traz para a cidade, dizendo que papéis jogados no chão entopem bueiro e pessoas, principalmente idosos, escorregam. "Vai eleição, vem eleição e ocorrem as mesmas coisas. Temos de criar bons hábitos", destacou.

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias (PROS), finalizou comentando sobre a minirreforma política, que proibiu diversas formas de propaganda, mas que nada fez para proibir a forração de santinhos nas calçadas.