Lorival anuncia liminar que obriga Facebook a deletar informações falsas sobre ele

Vereador afirmou que redes sociais devem ser usadas com responsabilidade

 

 

O vereador Lorival Messias (PROS) usou a tribuna, na sessão desta terça-feira, 30, para anunciar que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) concedeu liminar obrigando o Facebook a deletar informações falsas que denigram a imagem do parlamentar nas redes. A decisão foi tomada após o vereador ser alvo de ataques feitos por ‘fakes’ (usuários sem identificação) em uma página que discute política, entre outros assuntos, em Valinhos.

 

O vereador, que também é presidente da Câmara, explicou que registrou boletim de ocorrência na última quarta-feira, 24, contra a página ‘Pé de Figo, Sim Senhor’. Segundo ele, não se pode permitir que membros do grupo cometam crimes de injúria, calúnia e difamação contra pessoas públicas da cidade. Após fazer o boletim de ocorrência, o vereador denunciou o caso ao TRE.

 

O Facebook deve retirar as informações no prazo de 3 dias após a notificação da decisão do TRE. Em caso de descumprimento, a empresa será multada em R$ 10 mil por dia. Além de retirar as informações, a rede social deve informar de onde partiram os ataques feitos ao vereador Lorival, por meio dos IPs (Identificação) dos computadores.

 

“Senti minha imagem prejudicada (...) Essa pessoa vai vir à tona e será processada (...) Não sou contra o grupo ‘Pé de Figo’, mas as pessoas têm que agir com ética, respeito e moral. Quem se esconde atrás de ‘fakes’ é imoral e covarde”, discursou.