Câmara aprova criação da Feira Literária de Valinhos e Um dia de cão

Aluno Gabriel Ferreira, do Centro Cultural, foi a atração do ‘Cultura na Câmara’


A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (2/9), projeto de lei que cria a Feira Literária de Valinhos. O projeto é de autoria do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD). Segundo ele, o objetivo é estimular a leitura entre crianças, jovens e adultos. O texto segue para aprovação do prefeito Clayton Machado (PSDB).

De acordo com o projeto, a Feira Literária contaria com palestras, oficinas e apresentações de artistas locais. Dr. Moysés destacou que as crianças que leem têm mais facilidade de aprendizagem e melhor rendimento escolar. “Os livros são caminhos obrigatórios na busca do conhecimento e formação dos indivíduos”, afirmou.

A Feira Literária de Valinhos deve ocorrer sempre na semana do dia 29 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Livro.

Outro projeto aprovado pelos vereadores na sessão é o que oficializa o evento ‘Um dia de Cão’, no calendário do município. Segundo o vereador César Rocha (PV), que é autor do projeto, nesse dia seriam realizadas atividades como a conscientização sobre a guarda responsável dos animais, castração, vacinação e outros assuntos relacionados ao bem-estar animal.

Caso seja sancionado pelo prefeito, entidades de proteção e defesa dos animais teriam livre participação no evento, que deve ocorrer em qualquer domingo do mês de maio.


Sem votação

Dois projetos que estavam na pauta de discussões desta terça-feira, 2, foram retirados da Ordem do Dia. O projeto que proíbe som alto em veículos, de autoria do vereador Henrique Conti (PV), teve pedido de vistas apresentado pelo vereador Léo Godói (PT). Ele deve elaborar emendas ao projeto ainda esta semana.

O projeto do Poder Executivo, que altera o cálculo para cobrança do ITBI – Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – também foi retirado. O texto teve apresentação de emenda do vereador Veiga (DEM).


Cultura na Câmara

A sessão ordinária da noite desta terça-feira, 2, teve a presença do aluno Gabriel da Silva Ferreira. Ele participou do projeto 'Cultura na Câmara', que é uma parceria entre a Câmara Municipal e a Secretaria Municipal da Cultura. Ele tocou músicas no início e no intervalo da sessão, e foi bastante aplaudido pelo público. Sua professora é a Márcia Real Bispo Lanaro.