Dr. Orestes propõe cursos de reciclagem e acompanhamento médico aos motoristas de ônibus

Vereador também questiona transporte de pacientes para realização de exames

 

O vereador dr. Orestes Previtale (Solidariedade) apresentou, na sessão desta terça-feira (2/9), projeto de lei que obriga todos os motoristas do transporte coletivo de Valinhos a passar por cursos de reciclagem e acompanhamento médico. Segundo o vereador, o objetivo é capacitar os profissionais e reduzir o número de acidentes ocasionados por falha humana.

 

De acordo com o projeto, os cursos de reciclagem deverão abordar temas como direção defensiva, responsabilidade civil e penal, e gestão de crises. Também seriam oferecidas palestras relacionadas à conduta no transporte de passageiros.

 

Já o acompanhamento médico irá avaliar as condições física e mental dos motoristas para observar possíveis quadros de estresse, excesso de trabalho, insônia ou outras complicações que possam comprometer a segurança dos profissionais e dos passageiros.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.

 

 

Transporte de pacientes

 

Requerimento apresentado pelo vereador dr. Orestes nesta terça-feira, 2, questiona a Prefeitura sobre o transporte de pacientes para a realização de exames em outras cidades. Segundo ele, usuários têm reclamado das más condições dos veículos e do transporte inadequado.

 

Dr. Orestes pergunta se existe equipe médica ou funcionários capacitados para avaliar as condições de saúde dos pacientes e, assim, permitir um transporte mais humanizado. Ele também questiona quantos veículos e quais são os modelos disponíveis para o deslocamento de pacientes.

 

O vereador pergunta ainda se existem veículos adaptados para transporte de pessoas com deficiência.