Conti solicita medidas para preservar Parque Florestal da Reforma Agrária

 

O vereador Henrique Conti (PV) apresentou requerimento, na sessão desta terça-feira (2/9), solicitando medidas para preservação do Parque Florestal ARA, na Reforma Agrária. O vereador sugeriu envio de ofícios à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e à Fundação Florestal, que é o órgão responsável pela administração do parque.

 

No documento, Conti propõe que seja feito aceiro em torno das áreas de reserva de floresta e eucalipto. Os aceiros são espaços entre a vegetação, que impedem a propagação de incêndios.

 

O vereador também questiona quais são os procedimentos necessários para que a Fundação Florestal firme convênio com a Prefeitura ou com outra entidade para a realização de serviços periódicos de limpeza da área e para o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental. “Trata-se de uma área com vegetação diversificada e abrigo para várias espécies da fauna regional”, explicou o vereador.

 

Conti ressaltou ainda que existia um posto da Guarda Ambiental dentro do Parque Estadual da ARA, e que tinha a função de fiscalizar e preservar a área da mata. “Hoje restou uma casinha de madeira abandonada que está sendo deteriorada pela ação do tempo”, completou.