Projeto que proíbe comercialização de patê de fígado de aves volta à pauta da próxima sessão

Tribuna Livre será usada pela Associação de Moradores do Country Club

 

O projeto que proíbe a comercialização e produção do patê de aves em Valinhos volta à pauta da sessão ordinária para segunda discussão. O texto, de autoria dos vereadores César Rocha (PV), Edson Batista (PSDB) e Henrique Conti (PV), foi rejeitado pela maioria dos vereadores no último dia 19. Foram 11 votos contrários à matéria.

 

Na justificativa do projeto, os autores alegam que o produto é obtido por meio da alimentação forçada das aves, o que provoca uma distorção no corpo dos animais e um fígado sete vezes maior do que o tamanho natural. O argumento foi contestado pelo vereador dr. Moysés Abujadi (PSD). Para ele, não há sofrimento, e na região, “as aves são bem tratadas”.

 

Também está na pauta o projeto que proíbe som alto nos veículos. O texto é de autoria do vereador Henrique Conti (PV). A matéria propõe punição aos motoristas e proprietários que incomodarem a população com sol alto, tanto nos veículos automotores quanto nos de tração animal e propulsão humana, como carroças e bicicletas.

 

Outro projeto que deve ser discutido é o que proíbe queimadas na cidade, de autoria dos vereadores Kiko Beloni (PSDB) e Henrique Conti (PV). Caso seja aprovada, a lei vai abranger as áreas urbanas e rurais. A multa para quem desrespeitar a lei pode atingir quase R$ 13 mil.

 

Os vereadores votam ainda projeto do vereador Veiga (DEM), que permite a criação de estacionamentos para bicicletas em locais abertos à população. De acordo com o texto, os espaços seriam reservados em parques, instituições de ensino, órgãos públicos e pontos culturais.

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida no site www.camaravalinhos.sp.gov.br (link Ordem do Dia).

 

A sessão é transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 4 da NET Digital, e pelo site, no link TV Câmara.

 

 

Tribuna Livre

 

O espaço da tribuna livre será reservado para a presidente da Associação dos Moradores do Country Club, Maria Anézia Pereira Agiroli. Ela vai apresentar aos vereadores problemas do bairro.