César Rocha pede veterinário especialista em animais silvestres

O vereador César Rocha (PV) solicitou ao prefeito Clayton Machado (PSDB), por meio de uma moção de apoio, um veterinário especialista voltado ao atendimento de animais silvestres.

 

De acordo com o vereador, o GAM (Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal), vem sendo acionado constantemente para realizar resgates envolvendo animais silvestres feridos no município, contudo, apesar de o município ter em seu quadro de servidores médicos veterinários, nenhum desses profissionais é treinado e capacitado para o atendimento das ocorrências envolvendo animais silvestres. “No caso de resgate emergencial não é possível prestar os primeiros socorros, já que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) acaba por não atender essas ocorrências devido à falta de treinamento e especialização dos médicos veterinários que integram seu quadro”, justificou.

 

O vereador relatou ainda que os animais encontrados feridos e resgatados pelo GAM são encaminhados imediatamente à Associação Mata Ciliar na cidade de Jundiaí.  “Mesmo assim a falta de um atendimento preliminar acarreta muitas vezes no óbito do animal em questão”, lamentou César.