Vereadores aguardam Plano de Mobilidade Urbana para aprovação do plenário

Presidente da Câmara vai convidar o secretário de Transportes para detalhar o plano aos vereadores

 

O Plano de Mobilidade Urbana, elaborado pela Fundação de Desenvolvimento da UNESP para melhorar o trânsito e o deslocamento em Valinhos, foi discutido pelos vereadores na sessão desta terça-feira, 12. Eles se mostraram otimistas e esperam a chegada do documento à Câmara para votação do plenário. Segundo a Prefeitura, o plano deverá estar aprovado até abril de 2015.

 

Por sugestão do vereador dr. Moysés Abujadi (PSD), o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias (PROS), vai encaminhar ofício à Secretaria de Transportes e Trânsito, convidando o secretário José Almeida Sobrinho para detalhar o plano aos vereadores. Mudanças nas linhas de ônibus, duplicação de rodovias, construção de viadutos e abertura de vias são algumas das intervenções previstas no Plano de Mobilidade Urbana.

 

O vereador Henrique Conti (PV) afirmou que esteve na audiência pública promovida pela Prefeitura, no último dia 31 de julho, e ficou satisfeito com o que viu. “Deu para perceber que o plano é bom. Tanto é que só teve elogios”, disse. Em requerimento aprovado na sessão, o vereador questionou se as obras listadas no plano serão inseridas no Plano Plurianual. “O plano de alguma forma deve ficar registrado para que futuras obras viárias de Valinhos sigam o documento”, justificou.

 

O vereador Dinho (PCdoB) discursou dizendo que se pelo menos 50% do plano sair do papel, já vai trazer grandes benefícios para a população.

 

Já o vereador Lorival ressaltou que a retomada do trem de passageiros para a região também vai solucionar problemas relacionados à mobilidade. Ele disse que vai participar de audiência pública nesta quarta-feira, 13, em Americana,  para discutir o assunto. Lorival faz parte da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Transporte Ferroviário de Passageiros das Regiões de Campinas e Jundiaí.