Toloi sugere proibir venda de alimentos não-saudáveis nas cantinas escolares

 

O vereador Rodrigo Toloi (PDT) apresentou, na sessão desta terça-feira (5/8), projeto de lei que proíbe as cantinas de escolas públicas e privadas de Valinhos a comercializarem alimentos com alto de teor de gordura e açúcar. A venda de produtos como pirulitos, balas, chocolates e refrigerantes podem estar com os dias contados caso a lei seja aprovada.

 

A cantina que desrespeitar a determinação poderá ser multada e até mesmo ser fechada pela Prefeitura. Segundo o vereador, o controle rígido do que é vendido dentro das escolas tem o objetivo de assegurar a saúde das crianças, prevenindo doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e problemas do aparelho digestivo.

 

Rodrigo Toloi afirmou que o ambiente em que indivíduos fazem suas escolhas alimentares precisa favorecer as opções saudáveis e protegê-los dos fatores que contribuem para as doenças relacionadas à alimentação. “A dimensão pedagógica da alimentação oferecida na escola precisa ser valorizada”, disse.

 

O projeto de lei traz uma lista de produtos saudáveis que poderiam ser vendidos normalmente nas cantinas, como pães, bolos de massas simples, bolachas sem recheio, frutas, achocolatados e água de coco.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.