Câmara recebe monitoramento de segurança integrado com a Guarda Municipal

 

A Câmara de Valinhos agora será monitorada 24 horas pela Guarda Civil Municipal (GCM). O prédio foi equipado com 42 câmeras de segurança (32 internas e 10 externas) e as imagens enviadas em tempo real para o Centro de Comunicações da guarda.

 

O objetivo é reforçar a segurança do prédio, principalmente no período em que não há funcionamento. Para a presidência da Câmara, é dever da GCM proteger o patrimônio público, por isso foi acordada uma parceira com a guarda para o desenvolvimento de um sistema integrado para a segurança do prédio que pertence à população.

 

 Com o aumento do trabalho dos vereadores e a quantidade de eventos que a Câmara sedia, muitas pessoas passaram a visitar o prédio do Poder Legislativo, motivo que levou a presidência a tomar algumas medidas de segurança como identificação na portaria, acesso digital às portas e, agora, o monitoramento por câmeras.

 

O diretor da guarda, GCM Batista, explicou que o monitoramento será feito em conjunto com a Câmara. “A Câmara irá nos comunicar dos horários em que deveremos monitorar o prédio, baseado em seus eventos, horários de funcionamento. Assim que o alarme disparar, passaremos a analisar as imagens e, se necessário, iremos ao local verificar uma possível invasão ou outra ocorrência”.

 

Para o secretário da Defesa do Cidadão, dr. Ederson Marcelo Valêncio, o sistema permitirá que uma equipe da Guarda se desloque até a Câmara, caso seja identificado qualquer movimentação suspeita no prédio. “Muitas vezes, alarmes disparam com a presença de animais ou por outras questões em que não é necessária a ação dos guardas por se tratar de um “alarme falso”. Nestes casos, o monitoramento é eficaz, pois, por meio das câmaras, verifica-se que não há ocorrência criminosa no local, sem precisar deslocar uma equipe, o que poderia comprometer uma área que deveria receber segurança”, justificou.