Câmara dinamiza Facebook e amplia número de seguidores

Em apenas 5 meses, perfil da Câmara ganhou mais de 200 novas curtidas; novidades no Facebook podem aumentar ainda mais a participação

 

A população tem acompanhado mais de perto o trabalho desenvolvido pelos vereadores da Câmara de Valinhos graças à estratégia de comunicação adotada pelo Legislativo nos últimos meses. O Departamento de Comunicação da Câmara dinamizou a rede social mais acessada do Brasil, o Facebook, ampliando consideravelmente o número de seguidores. Nos últimos cinco meses, foram computadas 242 novas curtidas na página institucional.

 

Os números do Facebook da Câmara impressionam se relacionados aos perfis das Câmaras de outras cidades da região. Campinas, que é sede da Região Metropolitana e detém a maior população, conta com 1.040 curtidas na página do Legislativo. Em Valinhos, já são 5.632, o maior de toda a RMC. Os usuários conectados à rede social do Legislativo valinhense acompanham minuto a minuto as sessões ordinárias, visualizam instantaneamente os eventos sediados na Câmara, além de obter respostas rápidas quando mandam mensagens.

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias (PROS), percebeu o alcance das informações postadas nas redes sociais quando viu que mais de 4 mil pessoas compareceram à Câmara em eventos e sessões somente no primeiro semestre deste ano. “As redes sociais, quando usadas com responsabilidade, permitem uma maior e melhor comunicação com a sociedade. Hoje, tudo o que acontece na Câmara está à disposição da população, tanto no site, quanto na TV Câmara, no rádio e também nas redes sociais”, disse.

 

 

A diretora do Departamento de Comunicação da Câmara, a jornalista Denise Giunco, destacou o apoio do presidente Lorival Messias nas estratégias adotadas pela equipe de jornalistas. “Todo esse trabalho só é possível por meio do contato permanente do Departamento de Comunicação com a Presidência”, afirmou.  Para ela, a participação dos vereadores também é essencial. “Sem o envolvimento de todos não é possível conquistar a eficiência na comunicação; os vereadores de Valinhos têm trabalhado bastante, com isso, o Departamento de Comunicação tem o que mostrar”, completou.

 

 

Novidades com novas seções no Facebook

 

Para aumentar ainda mais a integração do Legislativo com a sociedade, novas seções foram criadas este mês para informar os cidadãos. As fotos antigas do Legislativo, que se encontram guardadas há anos, serão publicadas na seção ‘História da Câmara’. O objetivo é resgatar a memória do Legislativo e estimular a população a enviar fotos antigas, que estejam guardadas e que merecem ser compartilhadas com todos. O trabalho está sendo realizado pelo jornalista Aelton Aquino, em parceria com o diretor do Departamento Parlamentar, Nilson Mathedi, que há 60 anos trabalha na Câmara, desde a fundação do município.

 

O público que entra em contato com o Departamento de Comunicação para conhecer o prédio da Câmara também tem destaque no Facebook. A seção ‘Portas Abertas’ valoriza o cidadão que participa e convida outras pessoas, entidades ou autoridades a também visitarem a Casa de Leis.

 

Para aumentar a transparência, os usuários do Facebook também podem acompanhar as leis que são propostas pelos vereadores e aprovadas pelo prefeito na seção ‘Vereadores em Ação’. A iniciativa da Câmara filtra as leis publicadas na Imprensa Oficial do Município e explica à população como será sua aplicação e qual o seu objetivo.

 

As informações rápidas do Legislativo estão no ‘Boletim da Câmara’. Nessa seção, estão as informações essenciais, que a população não pode deixar de saber, como a prestação de serviços, a pauta das sessões ordinárias, os projetos aprovados e os documentos que foram discutidos em plenário.

 

O ‘Câmara Agora’ é imediato. Traz fotos de eventos que estão sendo realizados na Câmara, como formaturas, cursos de capacitação, audiências públicas, palestras e eventos culturais.

 

E se todo esse trabalho da Câmara vira destaque na imprensa regional, o resultado é mostrado no ‘Câmara em Destaque’.

 

O endereço do perfil da Câmara de Valinhos no Facebook é o www.facebook.com/camaramunicipal.devalinhos. Para receber notificações, vá até a página e clique em ‘curtir’, após, vá novamente em ‘curtir’ e selecione ‘obter notificações’.