Câmara de Valinhos analisa mais de 80 projetos de lei no primeiro semestre

Requerimentos e indicações somam 2.264 documentos

 

A produção legislativa de Valinhos no primeiro semestre deste ano superou os números do mesmo período do ano passado. Até agora, os vereadores analisaram 81 projetos de lei. Parte dos documentos já foi discutida e aprovada em plenário, já o restante está em análise nas comissões permanentes da Câmara. No mesmo período do ano passado, 76 projetos de lei se encontravam na mesma situação.

 

O aumento da elaboração de documentos também foi verificado nos requerimentos e nas indicações. Somente nesses dois tipos de proposituras, foram 2.264 documentos contra 1.821 no primeiro semestre do ano passado, número 24% maior. Os requerimentos incluem pedidos de informação à Prefeitura e também os votos de louvor e congratulações. Já as indicações se referem à sugestão de obras e serviços públicos no município.

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias (PROS), destacou que a atividade parlamentar não se traduz apenas na apresentação de projetos. Para ele, o trabalho também se faz nas ruas, ao lado da população, e no atendimento nos gabinetes. “Muitas pessoas procuram os vereadores direto no gabinete ou então ligam no telefone pessoal dos parlamentares. Ser vereador é estar 24 horas à disposição do povo", afirmou.

 

Entre os projetos aprovados na Câmara este ano e que já são leis no município está a proposta dos vereadores César Rocha e Henrique Conti (ambos PV), que proíbe, em Valinhos, a utilização de animais em eventos como circos e rodeios. Também já é lei o projeto de autoria do vereador Veiga (DEM), que concede isenção no IPTU para contribuintes em tratamento contra o câncer ou problemas graves nos rins.

 

Os projetos dos vereadores Edson Batista (PSDB), que cria a Semana da renovação do estoque do comércio de Valinhos, e Rodrigo Popó (PSDB), que obriga a colocação de obstáculos móveis em vagas de estacionamento reservadas para idosos e pessoas com deficiência, também já foram sancionados pelo prefeito.

 

A próxima sessão ordinária na Câmara de Valinhos será no dia 5 de agosto, às 18h30. A pauta da sessão será divulgada com uma semana de antecedência.