Dr. Moysés questiona aplicação de recursos federais para a saúde em Valinhos

Vereador quer saber se entrega de medicamentos a domicílio será implantado na cidade

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) apresentou requerimento, na sessão desta segunda-feira (16/6), questionando a aplicação de recursos liberados pelo Ministério da Saúde para o Fundo Municipal de Saúde de Valinhos. O vereador quer saber se, com a liberação dos recursos, há possibilidade de se implantar na cidade a entrega de medicamentos na casa de pessoas com deficiência ou que sofrem com doenças crônicas.

 

Segundo o vereador, foram liberados R$ 6 mil para o pagamento de Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) e R$ 50 mil para o pagamento de atenção domiciliar. Ele lembrou que apresentou projeto de lei no ano passado para instituir a entrega de medicamentos a domicílio, no entanto a matéria foi encaminhada à Prefeitura apenas como sugestão, já que não passou por votação do plenário.

 

De acordo com o vereador dr. Moysés, nos municípios onde o projeto foi implantado foi possível perceber melhoras, principalmente na área de marcação de consultas. Ele explicou que muitos pacientes vão ao médico apenas para revalidar as receitas e retirar medicamentos, e que isso poderia ser feito em casa.

 

O requerimento foi encaminhado à Prefeitura.