Vereadores debatem uso de sacolas plásticas em reunião do Parlamento Metropolitano

O vice-presidente da Câmara de Valinhos, Lorival (PT), junto com os presidentes de Câmaras e vereadores que compõem o Parlamento Metropolitano da Região Metropolitana de Campinas, discutiram na manhã de hoje, 22, a utilização de sacolas plásticas nos supermercados das cidades da RMC.

Representando a Associação Paulista de Supermercados (APAS), o diretor regional Palimércio de Luccas apresentou possíveis soluções como a substituição do plástico comum pelo biodegradável a base de amido de milho, como já empregado em alguns supermercados de Monte Mor e Jundiaí. “Apesar de o preço ser superior, o meio ambiente, neste caso, não seria prejudicado, já que o plástico comum demora séculos para se decompor”, justificou.

Outra alternativa apresentada  foi a venda de sacolas retornáveis de TNT que poderiam ser utilizadas diversas vezes e levadas pelos próprios consumidores. “O governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) já sinalizaram que têm interesse de proibir o uso de sacolas plásticas. Esse será o caminho e estamos aqui para apresentar projetos que possam substituir este sistema”, apontou Luccas.

Com relação as leis municipais para diminuir o uso das sacolas, algumas cidades se anteciparam e aprovaram projetos como em Monte Mor, Campinas e Valinhos, onde os supermercados são obrigados a abrir caixas preferenciais para quem utiliza sacolas retornáveis. “O problema dessas leis é que elas muitas vezes não são cumpridas pelos estabelecimentos e o poder público não fiscaliza”, lamentou a vereadora Leonice da Paz (PDT), de Campinas. O mesmo acontece com Valinhos, que aprovou o projeto de autoria do vereador e atual presidente da Câmara, Paulo Montero (PMDB), mas que também não foi colocado em prática pelos estabelecimentos. De acordo com Lucca, esta situação pode ser resolvida com a sensibilização feita junto aos supermercados por intermédio da APAS.

Para o presidente do Parlamento, Rogério Maluf (PDT), de Monte Mor, estas questões são de extrema importância para ser debatidas, já que a intenção é que a RMC seja pioneira na substituição de sacolas plásticas por outros produtos que não prejudiquem o meio ambiente.  

Telefônica
Na reunião, o presidente da Câmara de Vinhedo, Adriano Corazzari (PSB), apresentou problemas do município em relação à empresa Telefônica, projetando, no telão, fotos com exemplos de situações críticas que têm prejudicado o município como cabeamento, fiação,  postes e precário serviço de banda larga para internet.

Da mesma opinião do presidente do Legislativo vinhedense, o vereador Lorival (PT) afirmou que, em Valinhos, a situação é semelhante. “Esse assunto foi, inclusive, debatido em nossa última sessão e estamos há muito tempo batendo nesta tecla sem solução. São constantes as reclamações dos serviços prestados pela Companhia de Força e Luz (CPFL) e Telefônica. A falta de qualidade da prestação dos serviços é fruto de uma privatização mal planejada”, afirmou.

A pedido de Corazzari, o Parlamento deverá realizar ação conjunta entre os 19 municípios para que a empresa realize melhorias em toda a RMC em caráter emergencial.

TV Cidadania
Também na pauta do Parlamento, foi discutida a implantação da TV Cidadania, projeto do presidente da Câmara de Campinas, Pedro Serafim, que pretende implantar um canal com sinal aberto a todas as cidades da RMC. De acordo com ele, o conteúdo poderia ser alimentado pelas câmaras e custeado por um fundo criado para essa finalidade. Para isso, a Legislação teria que ser alterada, uma vez que os sinais são liberados por meio de concessões públicas. “Convido todos os presidentes para que possamos ir à Brasília, em comitiva, fazer este apelo a ministra de comunicação Helena Chagas”, sugeriu.

Próxima pauta
Para a próxima reunião, marcada para o dia 2 de maio, às 9h30, na Câmara de Nova Odessa, deverão ser discutidos os pedágios na RMC com a participação de representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), além da discussão da presença de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) na administração pública.

Caso não seja possível a presença de representantes da Artesp, uma vez que a Agência não retorna os contatos, Maluf sugeriu que seja enviado um convite ao secretario estadual de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, para que ele possa participar da reunião do Parlamento e levar as reivindicações ao governador. A terceira opção é reunir uma comitiva e se reunir diretamente com o governador Geraldo Alckmin, uma vez que, em campanha, prometeu rever preços e as situações dos pedágios na RMC.