Toloi sugere vacinação obrigatória contra Hepatite em profissionais de salões de beleza

 

O vereador Rodrigo Toloi (PDT) apresentou, na sessão desta terça-feira (10/6), projeto de lei que torna obrigatória a vacinação contra a Hepatite B em todos os profissionais que trabalham em salões de beleza. A lei atingiria cabelereiros, manicures, podólogos, maquiadores e até tatuadores. O objetivo é prevenir a doença que, em casos graves, pode levar à morte.

 

Segundo o vereador, pesquisa realizada em São Paulo mostrou que salões de beleza são propícios para a transmissão da Hepatite. O estudo indicou que o risco a que estão submetidos os profissionais, principalmente as manicures, é elevado. Muitas delas, inclusive, não conhecem os riscos relacionados à atividade que exercem e não adotam as medidas necessárias para evitar o contágio da doença.

 

A Hepatite B pode ser transmitida por meio do contato com o sangue do paciente infectado ou em relações sexuais. A doença atinge o fígado e, normalmente, os sintomas demoram a aparecer, o que requer atenção redobrada.

 

Além da vacinação obrigatória, o projeto prevê a realização de campanhas de conscientização e divulgação sobre a Hepatite.

 

O texto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e segue à disposição dos vereadores para a apresentação de emendas. Ainda não há data para votação do projeto.