Telejornal “Câmara em Notícias” completa 50 edições

Em breve a programação também será transmitida pela Vivo TV

 

O telejornal ‘Câmara em Notícias’, produzido pela TV Câmara Valinhos completou, na última sexta-feira, 30, cinquenta edições. O noticiário vai ao ar todas as terças e sextas-feiras, ao meio-dia, pelos canais 4 (digital) e 99 (analógico)da NET e também pelo site da Câmara, no link TV Câmara.

 

Com o objetivo de informar a população sobre o trabalho dos vereadores e de divulgar fatos de interesse público, o presidente Lorival Messias de Oliveira (PROS), solicitou ao Departamento de Comunicação da Câmara que fosse idealizado o telejornal. que contemplasse essa ideia de se comunicar melhor com o valinhense. “Vejo que esse desafio proposto vem sendo cumprido da melhor maneira a cada dia pelos profissionais da Casa. O ‘Câmara em Notícias’ vem para esclarecer à população como funciona o nosso trabalho e, com isso, trazer o morador mais próximo do Poder Legislativo, incentivando a participação popular para a construção de uma cidade melhor para se viver”, afirmou Lorival.

 

Em cinquenta edições, o jornal trouxe reportagens de interesse público como o racionamento de água, alistamento militar, assuntos de saúde em geral, eventos culturais, problemas pontuais de diversos bairros, divulgações de leis aprovadas, vagas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), além dos destaques da cobertura das sessões ordinárias, solenes, audiências públicas e eventos promovidos pela Câmara.

 

A equipe também deixou de gravar as chamadas do jornal em chroma key (efeito que substitui o fundo por algum outro) e ganhou um cenário fixo no miniestúdio localizado na Câmara. O ‘Câmara em Notícias’ também passou a exibir um novo quadro às terças-feiras que traz um resumo dos principais pedidos feitos pelos vereadores na sessão. 

 

No período de recesso dos vereadores, em janeiro, a TV Câmara inovou e no lugar do telejornal transmitiu um programa específico com as principais atrações da Festa do Figo. A cobertura foi completa trazendo reportagens especiais com autoridades, população, artistas, produtores rurais e turistas desde a abertura até o encerramento final do maior evento cultural de Valinhos.

 

Para a jornalista e diretora de Comunicação da Câmara, Denise Giunco, o aprimoramento do trabalho da equipe possibilitou a criação de mais um novo programa que entrou no ar em maio deste ano. “O ´Câmara em Notícias’ está ganhando reconhecimento e credibilidade da população por trazer um conteúdo que interfere diretamente na vida de cada um, pois é na Câmara onde se decidem as leis que regem o funcionamento do município. A experiência adquirida nos possibilitou lançar em maio o programa de entrevistas ‘Sala de Visitas ‘, que traz semanalmente personalidades da cidade e autoridades que ajudaram a escrever a história da cidade, como ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, ex-presidentes da Câmara e vereadores”, explicou.

 

A TV Câmara possui uma programação fixa e diária sempre ao meio-dia, exceto aos finais de semana. Às terças e sextas-feiras é exibido o ´Câmara em Notícias´, já às segundas, quartas e quintas-feiras vai ao ar o ´Sala de Visitas´. A Câmara também transmite as sessões ordinárias, ao vivo, todas às terças-feiras, às 18h30.

 

Canal digital


O presidente da Câmara, vereador Lorival, ressaltou que a atividade da TV Câmara tem sido intensa e deve aumentar ainda mais. “Estamos esperando a liberação do canal digital, que vai permitir a todo cidadão acompanhar a programação em sinal aberto”, explicou.

 

Em março do ano passado, alguns funcionários do Departamento de Comunicação, além do presidente Lorival, participaram de um workshop sobre TV Digital na Assembleia Legislativa de São Paulo. O encontro possibilitou trocar experiências com outras cidades sobre o funcionamento e conteúdo das TVs legislativas brasileiras.

 

A Câmara também aguarda a liberação da Vivo TV para que toda a programação do Legislativo seja transmitida para os assinantes da operadora. Todos os programas também ficam armazenados em uma conta específica no site de compartilhamento de vídeos Youtube (www.youtube.com/cmvalinhos).