Câmara aprova proibição de uso de animais em rodeios

Ainda na sessão, projeto que permite transporte de animais em ônibus foi arquivado e será encaminhado como sugestão à Prefeitura

 

A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira, 27, projeto de lei que proíbe, em Valinhos, o uso de animais em rodeios. A votação do projeto foi acompanhada por manifestantes contra e a favor da proibição. O texto altera lei de 2007 e deixa explícita a palavra ‘rodeio’ na lista de eventos em que é proibida a utilização de animais.  A proposta é de autoria dos vereadores César Rocha e Henrique Conti (ambos PV).

 

O projeto foi aprovado por 14 votos a 2. Foram contrários à proposta os vereadores Lobo e Rodrigo Toloi (ambos PDT). Essa foi a última etapa da votação do texto e agora a matéria segue para aprovação do prefeito Clayton Machado (PSDB), que pode sancionar ou vetar a proibição.

 

De acordo com os vereadores autores do projeto, o texto não muda as regras para desfiles como o dos muladeiros, que é tradicional na cidade. Segundo eles, a lei original, de 2007, permite a realização desses eventos, desde que sejam autorizados pelo Poder Público.

 

 

Transporte de animais

 

O projeto de lei que permite o transporte de animais de pequeno porte nos ônibus de Valinhos foi arquivado, na sessão desta terça-feira, 27. O texto teve parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação. O parecer avalia que a matéria não pode ser de iniciativa dos vereadores, mas sim do Poder Executivo.

 

O plenário aceitou o parecer com apenas 2 votos contrários: do vereador César Rocha, que é autor do projeto; e do vereador Henrique Conti. O texto segue para Prefeitura em forma de minuta de projeto de lei.