Proibição de animais em rodeios é aprovada em 1ª discussão

Projeto de lei teve 13 votos favoráveis; texto volta ao plenário na próxima semana

 

A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira, 20, projeto de lei que proíbe o uso de animais em apresentações como circos e rodeios. A proposta, de autoria dos vereadores César Rocha e Henrique Conti (ambos PV), contou com votos favoráveis de 13 vereadores. Por não ter sido aprovado por unanimidade, o texto volta para segunda discussão na próxima terça-feira, 27, conforme determina o Regimento Interno da Câmara.

 

O projeto altera lei de 2007 que proíbe a utilização de animais em circos e congêneres, ou seja, eventos semelhantes aos circos. A sugestão dos vereadores César e Conti foi deixar a palavra ‘rodeio’ explícita na lei para evitar dúvidas sobre a realização de eventos dessa natureza no município. O projeto não muda as regras para desfiles como o dos muladeiros, tradicional na cidade. De acordo com os autores do texto, a lei original, de 2007, permite a realização desses eventos, desde que sejam autorizados pelo Poder Público.

 

Na votação do projeto, nesta terça-feira, manifestantes em defesa dos direitos dos animais lotaram o plenário exigindo a aprovação do texto. Também estiveram presentes pessoas que eram contra a proibição e defendiam os rodeios como sendo tradição. 

 

Antes de colocar o projeto na pauta de votações, o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), promoveu duas reuniões com grupos contrários e favoráveis ao projeto. Os encontros aconteceram em fevereiro e tiveram como objetivo esclarecer dúvidas sobre as festas de peão, os rodeios e o tratamento dado aos animais.

 

Votaram contra o projeto os vereadores Rodrigo Toloi (PDT), dr. Moysés Abujadi (PSD) e Lobo (PDT).