Vereadores pedem tombamento da Fazenda Remonta

 

O vereador Veiga (DEM) apresentou moção, na sessão desta terça-feira, 20, pedindo o tombamento da Fazenda Remonta, localizada no limite entre Valinhos e Campinas. O documento será encaminhado ao ministro da Defesa, Celso Amorim. Veiga justifica o pedido dizendo que a área tem papel importante para diminuir a conurbação das cidades, além de ser um patrimônio natural.

 

De acordo com o documento apresentado por ele, o Exército já tentou alienar a área e, atualmente, a Fundação Habitacional do Exército é responsável pela fazenda. A preocupação do vereador Veiga é que a área seja usada para a construção de moradias.

 

Veiga disse ainda que o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária -também manifestou interesse em utilizar a área para reforma agrária. “Essa é uma ameaça tão grande quanto a ocupação urbana, já que ambas as medidas trariam consequências desastrosas do ponto de vista ambiental”, avaliou o vereador.

 

Henrique Conti (PV) também demostrou preocupação com a Fazenda Remonta. “Há muitos anos, lutamos pela preservação dessa área. Muito da qualidade de vida que temos em Valinhos devemos à Fazenda Remonta”, destacou.

 

A moção foi aprovada por todos os vereadores.