Tribunal de Contas destaca Câmara de Valinhos como a 2ª que mais economizou na RMC

Despesas no 1º trimestre de 2014 foi 7,7% menor que no mesmo período do ano passado

 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou as despesas dos Poderes Legislativos com pagamento de funcionários, vereadores, água, luz, telefone e outros serviços.  De acordo com o órgão fiscalizador, com relação ao mesmo período do ano passado, Valinhos é a segunda cidade da Região Metropolitana de Campinas que mais economizou de janeiro a março deste ano. A redução nas despesas foi de 7,7%. A informação consta de reportagem do jornal Correio Popular, de Campinas, desta segunda-feira, dia 19.

 

O Legislativo valinhense faz parte de um seleto grupo de quatro cidades da RMC que também economizaram este ano: Hortolândia, Artur Nogueira e Vinhedo. Na contramão da contenção de gastos estão cidades como Americana e Sumaré, segundo os dados publicados.

 

Para o presidente da Câmara valinhense, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), é preciso destacar que a receita do Poder Legislativo é vinculada à arrecadação municipal. Portanto, o valor pode variar de acordo com a realidade de cada município. No caso de Valinhos, ele afirmou que tem promovido cortes nas despesas da Câmara desde o ano passado, quando assumiu a gestão. Sensores de presença para economizar energia elétrica e máquinas de café, por exemplo, contribuíram para a redução dos custos.

 

Lorival afirmou também que a gestão dos recursos públicos tem que ser feita com responsabilidade e transparência. “Aqui em Valinhos ainda temos eventos na Câmara praticamente toda a semana e a TV Câmara. É preciso saber administrar o dinheiro para continuarmos garantindo eventos desse porte para a população”, completou.