Enfermeiros pedem apoio dos vereadores para redução da jornada de trabalho

 

Representantes dos profissionais de enfermagem de Valinhos foram ao plenário, nesta terça-feira, 13, para pedir apoio dos vereadores na redução da jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais. O vereador dr. Orestes Previtale (Solidariedade) apresentou moção de apoio ao COREN – Conselho Regional de Enfermagem – que luta pela aprovação do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados há anos. “Essa reivindicação é mais do que justa”, afirmou o vereador.

 

O vereador dr. Pedro Damiano (PR) também apresentou indicação solicitando a redução da jornada dos profissionais de enfermagem. Segundo ele, esses trabalhadores ocupam importante cargo na área da saúde e tem uma atividade desgastante. ”Investir na saúde é investir no profissional”, disse.

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), lamentou o fato de o projeto de lei que prevê a redução da jornada ficar tanto tempo parado na Câmara dos Deputados. Ele ressaltou, no entanto, que o atraso na votação do texto não impede que a redução seja feita na cidade. “Outras cidades da região já atenderam à reivindicação dos profissionais”, afirmou.

 

Lorival também informou que apresentou moção no ano passado pedindo a redução da jornada em Valinhos e que, inclusive, se reuniu com a Prefeitura para tratar do assunto. “Sem dúvida, esse documento vem reforçar a luta desta Casa para atender ao pedido”.

 

O líder do Governo na Câmara, vereador Rodrigo Popó (PSDB), disse que é preciso levar em consideração a realidade orçamentária de cada município. “Nossa secretária da Saúde tem interesse na redução da jornada. É uma forma de valorizar os profissionais”, afirmou.

 

O vereador Paulo Montero (Solidariedade) disse que a falta de dinheiro não é empecilho para atender à reivindicação dos profissionais de enfermagem. “Não é uma questão difícil de se resolver”, discursou. Ele pediu ainda que a categoria ofereça mais informações de como seria a implantação da jornada de 30 horas sem a necessidade de aumento no efetivo de funcionários.

 

Dr. Moysés Abujadi (PSD) acredita que o melhor momento para lutar pela redução da jornada de trabalho é agora. Ele afirmou que a Prefeitura está elaborando a nova estrutura administrativa, na qual o pedido dos profissionais de enfermagem pode ser contemplado.

 

Também discursaram na tribuna, os vereadores Rodrigo Toloi (PDT), Kiko Beloni (PSDB), Tunico (PMDB), Dinho (PCdoB), Henrique Conti (PV), Israel Scupenaro (PMDB) e Edson Batista (PSDB).