Comissão de Saúde recebe ofício com esclarecimentos sobre aborto na UPA

Documento foi apresentado na sessão desta terça-feira, 22

 

A Comissão de Higiene e Saúde da Câmara recebeu na noite desta terça-feira, 22, ofício com esclarecimentos da Secretaria da Saúde do município sobre o aborto ocorrido no banheiro da UPA – Unidade de Pronto Atendimento. O fato ocorreu no último dia 15, após uma adolescente de 16 anos buscar atendimento em diferentes unidades de saúde.

 

O documento foi lido em plenário e encaminhado à Comissão de Saúde por iniciativa do presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS). No ofício, a Secretaria informa que todos os procedimentos foram adotados para atender a paciente e que, inclusive, ao entrar na UPA, foi classificada para ter atendimento prioritário. A Secretaria da Saúde também afirmou que a paciente se ausentou da unidade sem a liberação do médico.

 

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Kiko Beloni (PSDB), convocou os vereadores membros da comissão para se reunirem nesta quinta-feira, 24.

 

O assunto também foi tema de requerimentos apresentados pelos vereadores durante a sessão. Tunico (PMDB) e dr. Pedro Damiano (PR) pedem explicações da Prefeitura sobre o caso.

 

Denúncias sobre a área de saúde podem ser endereçadas à Comissão de Vereadores pelo e-mail saude@camaravalinhos.sp.gov.br.