Plano de mobilidade urbana deve ficar pronto em maio, afirma secretário de Transportes

José Almeida Sobrinho esteve no plenário para responder questionamentos dos vereadores nesta terça-feira, 8

 

Após convite feito pelo presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), e pelo vereador dr. Moysés Abujadi (PSD), o secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho, compareceu à Câmara para responder perguntas dos parlamentares. Na tribuna, Almeida falou sobre as ações dele frente à pasta e adiantou que o plano para melhoria da mobilidade urbana no município deve ficar pronto até o final de maio.

 

De acordo com o secretário, o plano está sendo elaborado pela Fundunesp – Fundação para o Desenvolvimento da Unesp - e deve orientar o trabalho da secretaria para melhorar o deslocamento dos motoristas pela cidade. Enquanto, o plano não fica pronto, José Almeida Sobrinho destacou que pelo menos 23 projetos devem ser implantados ainda este ano para amenizar os problemas relacionados ao trânsito.

 

Um dos projetos já implantados é a alteração no sentido de um trecho da Rua João Previtale, principal ligação entre a Avenida Invernada e a região do Jardim São Marcos. A partir de agora, os motoristas que seguem sentido Centro devem descer pela Rua Brasiliano Previtale, que é paralela à via. Para o secretário, as adequações ainda estão sendo feitas, mas a população aprovou a mudança.

 

José Almeida Sobrinho elencou também os serviços executados pela Secretaria em 2013, como a implantação e manutenção da sinalização em diversos bairros.

 

 

Lombadas

 

A instalação de lombadas foi questionada pelo vereador Dinho (PCdoB), que considera o número de lombadas insuficiente, já que grande parte das indicações apresentadas pelos vereadores pede redutores de velocidade em ruas de grande movimento. “As lombadas são instaladas em último caso, pois há restrições no Código Brasileiro de Trânsito”, explicou o secretário.

 

Para aumentar a fiscalização, o vereador Lorival perguntou se há previsão para contratação de novos agentes de trânsito. Almeida afirmou que a Secretaria pretende contratar mais 15 profissionais e também há conversas com a Guarda Municipal para que futuramente os guardas também auxiliem no trânsito.

 

 

Adequações em avenidas

 

O vereador Israel Scupenaro (PMDB) perguntou se há planos para prolongar a Avenida Gessy Lever até a região do Jardim São Marcos, possibilitando mais uma alternativa para o motorista que pretende acessar a região. O secretário afirmou que o plano existe, no entanto esbarra na necessidade de desapropriação e na proximidade da avenida com o Ribeirão Pinheiros, o que necessita de estudos ambientais.

 

Tunico (PMDB) também falou de outra avenida, a Joaquim Alves Correia, que tem seu prolongamento até a cidade de Vinhedo discutido há anos. “O projeto está na Secretaria de Planejamento, que mantém contato direto com o Governo do Estado”, explicou José Almeida.

 

Sobre a duplicação da Rodovia dos Agricultores, perguntada pelo vereador Kiko Beloni (PSDB), o secretário disse que o projeto já está em andamento.

 

 

Linha férrea

 

A passagem de veículos pela linha férrea na região do bairro Bom Retiro foi questionada pelo vereador Henrique Conti (PV). Almeida afirmou que o projeto está no DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – e deve demorar para ser viabilizado, já que se trata de obra do Governo Federal.