Vereadores cobram postura responsável do Estado para garantir abastecimento de água

 

A crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo preocupa os vereadores. Nesta terça-feira, 8, eles cobraram postura responsável do Governo Estadual na gestão do Sistema Cantareira. O reservatório que abastece a Grande São Paulo e alimenta a Bacia dos Rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari opera em níveis críticos, batendo recordes negativos dia após dia.

 

Requerimento apresentado pelo vereador Henrique Conti (PV) solicita o envio de ofício ao governador questionando quais ações serão realizadas para minimizar os problemas emergenciais de seca na bacia do PCJ. Para o vereador, o Governo deveria seguir o exemplo de Valinhos, que adota o rodízio no abastecimento desde fevereiro. “Tem que se precaver. Não pode deixar chegar ao limite como já chegou”, alertou o vereador.

 

Conti acrescentou ainda que a solução imediata para a crise é o racionamento. A possibilidade de interligar o Rio Paraíba do Sul aos reservatórios do Cantareira não é a saída neste momento, segundo ele.

 

O vereador Dinho (PCdoB) disse que não entende a postura do governador Geraldo Alckmin. Ele cobrou responsabilidade e economia dos recursos hídricos.