Projeto que impõe limite de peso nas mochilas escolares é aprovado

Câmara também aprova projeto do Poder Executivo que altera lei de 2011

 

A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (8/04), projeto de lei substitutivo que estabelece um limite de peso que pode ser carregado nas mochilas escolares. O projeto, de autoria do vereador Henrique Conti (PV), pretende evitar que as crianças sofram com danos musculares ou outros problemas relacionados ao excesso de peso nas costas.

 

De acordo com o texto, o peso máximo do material escolar pode variar de acordo com a idade do aluno. Caso a proposta seja sancionada pelo prefeito Clayton Machado, uma criança de até 10 anos, por exemplo, não poderá carregar mochila que pese mais do que 5% do seu peso. As escolas particulares, por meio dos coordenadores, serão responsáveis por definir quais materiais serão transportados a cada dia.

 

O projeto prevê que o material com peso excedente deverá ficar na escola.

 

Outro projeto de lei aprovado é o de autoria do Poder Executivo, que altera a lei que tornou obrigatório o plantio de uma árvore para cada veículo vendido nas concessionárias da cidade. Com a alteração, em vez de as concessionárias fazerem o plantio, as mudas deverão ser doadas para o Viveiro Municipal. Assim, segundo o prefeito Clayton Machado, a própria Prefeitura será responsável pelo plantio das árvores, contribuindo para a formação de contínuos florestais e para a recomposição da arborização urbana.

 

O projeto que denomina “Vagner da Silva Santos” um complexo esportivo do Jardim São Bento do Recreio também foi aprovado.  A família do homenageado estava na Câmara e acompanhou o discurso do vereador autor da proposta, Dinho (PCdoB).

 

Vagner defendeu a equipe amadora do São Bento e era um assíduo frequentador da área esportiva do bairro. Ele morreu em 2012 em um acidente na Estrada dos Jequitibás.