Plenário se veste de azul e aprova projeto para conscientizar sobre o autismo

 

O dia 2 de abril foi escolhido pela ONU - Organização das Nações Unidas – para conscientizar o mundo sobre o autismo, transtorno que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, em sua grande maioria do sexo masculino. Devido à prevalência entre os homens, a cor azul é utilizada para simbolizar a data. Na sessão desta terça-feira (1/04), os vereadores se engajaram na luta pela conscientização e usaram camisa ou gravata da cor azul. A fachada da Câmara também está iluminada e deve permanecer assim durante toda a semana.

 

Símbolo maior da participação do Poder Legislativo na conscientização sobre o autismo foi a aprovação do projeto de lei que institui o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, para acompanhar a data mundial. A proposta foi apresentada pelo vereador Rodrigo Popó (PSDB), que destacou a necessidade da adoção de políticas públicas voltadas para a área. Popó aproveitou o 1º de abril, dia da mentira, para chamar a atenção do plenário. “Que no dia da mentira se torne verdade o não preconceito e à conscientização sobre o autismo”, afirmou.

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) ressaltou a importância do diagnóstico precoce para o tratamento do autismo. Segundo ele, quanto mais adulto, mais difícil é o diagnóstico. “Temos que nos mobilizar para um trabalho de desenvolvimento e tratamento das pessoas com autismo”, disse.

 

Ainda na sessão, representantes da ACESA CAPUAVA - Associação Cultural Educacional Social e Assistencial – usaram a tribuna para falar um pouco sobre o autismo. O fonoaudiólogo da entidade, Renato Kinochita, disse que é possível perceber que o mundo inteiro está chamando a atenção para a conscientização, por meio da iluminação de pontos turísticos e prédios públicos. Ele explicou que a convivência é a melhor forma de compreender o universo do autista.

 

Nesta quarta-feira, 2, os funcionários da Câmara foram convidados a usarem qualquer vestimenta da cor azul. A sugestão foi feita pelo presidente Lorival Messias de Oliveira (PROS), por meio do Departamento de Comunicação da Casa.