Projeto de lei aumenta segurança nas piscinas coletivas

Texto do vereador Lobo obriga instalação de sistemas modernos de sucção para evitar acidentes

 

O vereador Lobo (PDT) apresentou, na sessão desta terça-feira (1/04), projeto de lei que pretende aumentar a segurança dos usuários de piscinas coletivas. O texto obriga a instalação de dispositivos que interrompem o processo de sucção da água em caso de acidentes. Caso seja aprovado e sancionado, a instalação deverá ser feita em hotéis, clubes e outros estabelecimentos em que há piscinas de uso coletivo.

 

Os dispositivos evitam que partes do corpo das pessoas sejam sugadas pelos ralos das piscinas. O sistema funciona por sensor que, em caso de obstrução da passagem da água, desliga automaticamente as bombas da piscina. Dispositivos como esses poderiam evitar acidentes como os que ocorreram em Minas Gerais e Goiás.

 

O vereador Lobo ressaltou que o projeto também oferece a alternativa de instalação de sistemas de sucção abertos. Nesse caso, a água é recolhida suavemente, sem sucção alguma. “Especialistas dizem que a falta de alguns itens de segurança podem causar acidentes graves. E, de fato, esses acidentes têm acontecido”, afirmou o vereador.

 

O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.