Vereadores discutem aposentadoria especial para a Guarda Municipal nesta terça-feira, 25

Quatro moções e 12 requerimentos estão na Ordem do Dia

 

Os vereadores voltam a se reunir nesta terça-feira, 25, para a sessão ordinária. Na pauta, está o requerimento do vereador Paulo Montero (Solidariedade), que pede informações sobre estudos para conceder aposentadoria especial para os guardas municipais. O assunto já vem sendo discutido pela Câmara nos últimos meses. Em evento de comemoração dos 30 anos da Guarda Civil Municipal de Valinhos, o vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS) entregou diretamente ao prefeito Clayton Machado minuta de projeto de lei com uma série de benefícios aos agentes.

 

No documento que será apresentado por Paulo Montero, nesta terça-feira, ele afirma que os guardas exercem atividade de risco, por isso precisam de aposentadoria especial. O benefício, no entanto, só pode ser previsto em lei caso o Poder Executivo tome a iniciativa. O vereador destacou que é preciso reconhecer o trabalho exercido pelos guardas, já que eles deixaram de cuidar apenas do patrimônio público para também cuidar da segurança na cidade.

 

A moção de apoio ao Conseg – Conselho Comunitário de Segurança – apresentada pelo vereador dr. Orestes Previtale (Solidariedade), também está na pauta de discussões. Ele pede que a Prefeitura dê apoio total ao problema que envolve os moradores de rua no município. Para dr. Orestes, é preciso resgatar a cidadania dessas pessoas e, para isso, são necessárias políticas públicas para a inclusão social.

 

O plenário discute ainda a moção dos vereadores dr. Moysés Abujadi (PSD) e Edson Batista (PSDB), que solicita a construção de passarela na Rodovia Francisco Von Zuben, em frente ao hospital Santa Casa. Segundo eles, a pista é muito movimentada, o que traz risco de acidentes.

 

O vereador Lobo (PDT) apresenta requerimento pedindo informações sobre a quantidade de ônibus e quais linhas circulam pela cidade sem cobradores. Já o vereador Israel Scupenaro (PMDB) é autor do requerimento que pede providências da Prefeitura para as garrafas de vidro que são jogadas em uma área verde do Residencial Ana Carolina. Segundo ele, moradores reclamam que jovens fazem uso de bebida alcóolica e deixam as garrafas sobre o gramado; cacos de vidro já teriam causado acidente envolvendo criança.

 

A pauta completa da sessão pode ser conferida aqui.

 

A sessão começa às 18h30 e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara nos canais 4 ou 99 da NET e pelo site, no link TV Câmara.