Câmara presta homenagem a mulheres com a entrega da Medalha Sarah Kubitschek

A cerimônia faz parte da Semana da Mulher Valinhense

 

No próximo dia 14, às 19 horas, a Câmara entrega a Medalha Sarah Kubitschek para três mulheres da cidade que tem ou tiveram parte de sua vida dedicada ao serviço voluntário e que merecem reconhecimento da sociedade.

 

Para esta edição, foram escolhidas a médica Márcia Franzese (Grupo Rosa e Amor); a Irmã Luiza (Século XXI) e a jornalista Márcia Duarte. 

 

Os nomes foram escolhidos por meio de um sorteio, dentre todas as indicadas pelos vereadores.

 

Para o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), será mais uma oportunidade para reunir mulheres que fazem a diferença na cidade. “Já é tradição da Câmara prestar homenagem a grandes mulheres que lutam para promover a igualdade social em Valinhos”, afirmou.

 

Na sessão, também haverá a palestra: “Mulher na Sociedade Contemporânea: Vivências e Desafios”, com Maria Isabel da Cruz.

 

 

Homenageadas


A pediatra Marcia Camargo Franzese é presidente e uma das fundadoras do Grupo Rosa e Amor, entidade que há 14 anos presta serviços a mulheres com câncer de mama na cidade. Após vivenciar a doença, ainda em tratamento, sentiu a necessidade de acolher pessoas que estavam passando pela mesma experiência com um trabalho envolvendo uma equipe multidisciplinar. O “Grupo Rosa e Amor” já atendeu cerca de 400 mulheres desde sua fundação. Atualmente, são 180 mulheres assistidas ativas que recebem atendimentos nas instalações do Grupo ou no leito hospitalar e domiciliar.

 

Márcia Duarte Brocchi é jornalista responsável pelo jornal Terceira Visão e, desde jovem, se envolve com trabalhos voluntários e comunitários utilizando dos meios de comunicação para mobilizar a sociedade a ajudar o próximo. Fez parte do Conselho Paroquial, catequista, projeto de inclusão digital no Parque Portugal e voluntária nos exames de acuidade visual nas escolas municipais. Participou de gincanas em prol da Casa da Criança e do Adolescente e como proprietária da loja Empório das Cestas doou e arrecadou diversos donativos a moradores que sofreram durante as enchentes do Rio Pinheirinho.

 

Joventina Tecilla, conhecida como Irmã Luiza , pertence à Congregação das Irmãs de São José de Chamberry e dedicou sua vida à religiosidade com a vocação para evangelizar e levar a palavra de Deus para várias partes do país.  Junto do padre Eduardo Dougherty é uma das pioneiras do movimento da Renovação Carismática no Brasil e uma das fundadoras da Associação do Senhor Jesus, que hoje faz parte a TV Século XXI, instalada há mais de 30 anos em Valinhos. Com mais de 50 anos de vida religiosa, Irmã Luiza leva diariamente sua palavra a milhares de pessoas por meio dos programas dos quais participa. Incansável, ela atende munícipes, responde cartas e mobiliza quem está por perto para ajudar a quem precisa.

 

 

Medalha


A Medalha Sarah Kubitschek, instituída pelo decreto legislativo 01/2009, de autoria da ex- vereadora Dalva Berto, tem por objetivo homenagear mulheres e instituições que se destacam na luta pelos seus direitos e nos mais variados trabalhos sociais, e que, com desprendimento, abraçam causas na cidade e pelo seu destaque, tornam-se personalidades, muitas vezes anônimas, mas que merecem um olhar diferenciado pelo trabalho que desenvolvem de total dedicação à inúmeras causas sociais.