Vereadores decidem encaminhar relatório da CPI dos Transportes ao Ministério Público

 

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça-feira (11/3), o relatório final da CPI dos Transportes, que investigou possíveis irregularidades nas planilhas apresentadas pela empresa Rápido Luxo. Com a aprovação, a matéria será encaminhada ao Ministério Público Estadual para que o órgão adote as medidas que achar necessárias.

 

O relator da CPI na Câmara, vereador Léo Godói (PT), afirmou que a decisão da comissão foi tomada diante da negligência com que o assunto vem sendo tratado durante todo o período em que a empresa atuou no município.

 

O vereador Dinho (PCdoB), que presidiu os trabalhos da CPI, disse que ficou decepcionado com o resultado final da comissão porque não houve colaboração por parte da empresa. “Não foram capazes de mandar um simples relatório sobre o uso das catracas”, disse.

 

Israel Scupenaro (PMDB) concordou com a remessa da matéria ao Ministério Público por entender que os dados fornecidos pelas planilhas de custos não são confiáveis. “A empresa falou que não há superlotação, sendo que vemos o contrário nas ruas”. Ele acrescentou ainda que a planilha utilizada para computar os custos segue uma metodologia com base em dados de diversas cidades brasileiras. “A justificativa para o uso dessas planilhas é que não há corpo técnico no município para analisar os números”, completou.

 

O vereador dr. Moysés Abujadi (PSD) ponderou que “o plenário tinha que ser responsável ao afirmar determinadas coisas”. Ele não concordou com o fato de o relatório diminuir a importância de um contrato de permissão, já que a Rápido Luxo atua há mais de 20 anos sem possuir a concessão do serviço do transporte público. “A empresa não atua de forma voluntária. Existe um contrato prorrogável com regras rígidas e claras entre a Prefeitura e a empresa”, afirmou.

 

 

Qualidade do transporte

 

A discussão do relatório da CPI dos Transportes fez com que os vereadores aproveitassem a situação para falar sobre a qualidade do transporte público no município. O vereador Tunico (PMDB) falou que é preciso mais respeito com a população. “Quem mede a eficiência do transporte é o povo. As manifestações pediam melhorias”, disse.

 

O vereador afirmou ainda que simples mudanças não são atendidas, como alteração de itinerários. Ele citou como exemplo várias moções, requerimentos e indicações que foram apresentadas nos últimos meses pedindo para que o ônibus que vem do Parque Portugal atenda à UBS do Jardim Paraíso. A mudança ainda não foi feita.