Após denúncia, Asserutil diz que tem permissão para usar espaço no Parque Municipal

Em visita à Câmara, presidente da associação afirmou que nunca deixou de autorizar eventos na área mantida por entidades

 

O presidente da Asserutil – associação que reúne entidades assistenciais de Valinhos – Edilson Bruscalin, usou a tribuna livre, na sessão desta terça-feira (25/02), para prestar esclarecimentos sobre a denúncia de que a associação estaria se apropriando de espaço público no Parque Municipal. No ano passado, a União de Moto-clubes de Valinhos (UMCV) protocolou documento na Câmara dizendo que foi impedida de usar a área do parque que, segundo a denúncia, estava com correntes e cadeados. O presidente da Asserutil disse que tem permissão da Prefeitura para utilizar o espaço.

 

Bruscalin afirmou que a Asserutil nunca deixou de autorizar eventos na área mantida pelas entidades. No entanto, ele disse que é necessário comunicar a direção da associação com antecedência. “Não somos donos do espaço, mas cuidamos, preservamos”, explicou. Sobre os cadeados colocados na área, ele justificou que é preciso garantir a segurança dos equipamentos que ficam no local.

 

De acordo com Bruscalin, a União de Moto-clubes de Valinhos em nenhum momento solicitou documento para poder utilizar o espaço. Para ele, não há problema em ceder a área, desde que contrapartidas sejam oferecidas à associação para custear a manutenção do espaço. “É preciso se responsabilizar pelos bens, pela limpeza, ou então com uma contribuição em dinheiro, doações”.

 

 

Permissão de uso

 

Para o vereador dr. Moysés Abujadi (PSD), não pode haver permissão de uso de espaço público para uma associação. Ele explicou que existe diferença entre associação e entidade assistencial. “A prestação de contas de uma é diferente de outra. A entidade precisa ter registro na Prefeitura, legislação, estatuto, e é fiscalizada”. “A Asserutil é uma entidade?”, questionou.

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), reconheceu o trabalho da Asserutil e disse que “se o prefeito da época errou ao fazer a permissão, cabe ao atual resolver o problema, e não as entidades”. Já sobre o desentendimento entre a Asserutil e a União de Moto-clubes de Vainhos, Lorival afirmou que faltou diálogo.