Vereadores pedem proteção de nascentes para captação de água

 

A moção de apelo apresentada pelo vereador Léo Godói (PT), que pede a elaboração de projetos para a construção de reservatórios mediante o represamento de nascentes, foi discutida pelo plenário nesta terça-feira (18/02). O vereador afirmou que o próprio consórcio PCJ – que integra as bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – indicou que os municípios devem buscar alternativas para reduzir a dependência do Sistema Cantareira.

 

A proposta do vereador Léo é que as nascentes do município, principalmente as localizadas na Serra dos Cocais, sejam utilizadas para auxiliar no abastecimento de água. O vereador Henrique Conti (PV), que é engenheiro agrônomo, compartilhou da mesma opinião. Para ele, captar água das nascentes é muito mais lógico do que utilizar o Rio Atibaia. “Sustentabilidade é você poder viver com seus próprios recursos”, disse.

 

A necessidade de preservar as nascentes foi levantada pelo vereador Tunico (PMDB). Segundo ele, 42 empreendimentos imobiliários foram aprovados na cidade nos últimos 5 anos. “Com certeza muitas nascentes foram soterradas para que esses empreendimentos fossem construídos”, alertou. O vereador destacou ainda que as últimas obras de captação de água ocorreram há mais de 20 anos e que, portanto, não acompanharam o crescimento do município.  

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), disse que na época da aprovação dos empreendimentos denunciou o desrespeito às nascentes tanto no Ministério Público quanto no Conselho Municipal do Meio Ambiente. “Os órgãos responsáveis não têm tomado as providências”, completou.