Vereadores protocolam mais de 200 documentos na primeira sessão após o recesso

Agricultura familiar foi lembrada pela Câmara com lançamento de selo comemorativo

 

O recesso parlamentar de final de ano foi produtivo para os vereadores de Valinhos. Prova disso é a apresentação de 259 documentos logo na primeira sessão de 2014, ocorrida nesta terça-feira, 4. O prefeito Clayton Machado (PSDB) atendeu ao convite do presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS) e acompanhou a abertura do ano legislativo. Na ocasião, a Câmara lançou o selo comemorativo em razão do Ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, órgão da ONU.

 

Para o presidente Lorival, a adoção do selo em documentos internos da Câmara representa a importância que a agricultura familiar tem para a cidade. “O Poder Legislativo está dando sua contribuição. Muitas famílias de Valinhos vivem da agricultura e, por isso, precisamos valorizar esses trabalhadores”, afirmou.

 

O prefeito Clayton Machado destacou que a homenagem é uma forma de “fortalecer aqueles que estão no campo”. Ele adiantou que existe projeto para disponibilizar espaço multiuso no Parque Municipal aos agricultores. Em seu discurso, Clayton também desejou um bom ano de trabalho aos vereadores.

 

O presidente da Associação Agrícola de Valinhos, Pedro Pellegrini, e o presidente do Sindicato Rural, Alci Previtale, também compareceram à sessão. De acordo com Previtale, 80% dos produtores de Valinhos são familiares. Já Pellegrini elogiou a iniciativa. “Esse selo vem ao encontro do que fazemos na associação: um trabalho de motivação”, discursou.

 

 

Quatro projetos de lei aprovados

 

A Câmara aprovou quatro projetos de lei na primeira sessão do ano, ocorrida nesta terça-feira, 4. Entre os projetos está o que obriga os estabelecimentos comerciais a colocarem obstáculos móveis nas vagas destinadas às pessoas com deficiência e idosos. A proposta do vereador Rodrigo Popó (PSDB) segue para segunda discussão, já que teve o voto contrário do vereador Paulo Montero (SDD).

 

Outro projeto do vereador Popó, aprovado na sessão, é o que institui a Semana da Pessoa com Deficiência. Se sancionada pelo prefeito, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. De acordo com o texto, a semana será direcionada ao desenvolvimento de temas de interesse da pessoa com deficiência, priorizando atividades nas áreas da cultura, esporte, lazer, saúde, educação, legislação, promoção e assistência social.

 

O plenário aprovou, ainda, o projeto que revisa os vencimentos dos servidores da Câmara Municipal de acordo com o INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor – e o que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Associação Mata Ciliar. Os vereadores dr. Orestes Previtale (SDD), Léo Godói (PT) e dr. Pedro Damiano (PR) foram contra a proposta.