Escassez de água preocupa vereadores; presidente do DAEV estará na Câmara

 

O risco no abastecimento de água na cidade e na região tem preocupado os vereadores. O nível dos reservatórios está baixo diante da estiagem fora de época que marcou janeiro como o mês mais seco dos últimos anos. Em visita à Câmara, na sessão desta terça-feira, 4, o prefeito Clayton Machado pediu atenção redobrada das autoridades e da população.

 

Segundo Clayton, o DAE – Departamento de Águas e Esgotos – se esforça para evitar o desabastecimento. Ele destacou que a falta de investimentos nos últimos anos pode ter agravado a situação. “Temos que usar a água com responsabilidade”, aconselhou.

 

O vereador Tunico (PMDB) mostrou novamente imagens da barragem do CLT – Centro de Lazer do Trabalhador. A seca, que já foi discutida pelos vereadores no ano passado e foi reportagem da TV Câmara, alerta para a necessidade de se economizar água. Para o vereador Israel Scupenaro (PMDB) também há risco de mortandade de peixes na lagoa. Em seu discurso, ele sugeriu que os peixes sejam transferidos para lagoas próximas.

 

Para esclarecer a real situação das barragens do município, o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS), convidou o presidente do DAE, Luiz Mayr, para comparecer à próxima sessão ordinária, no dia 11. Mayr confirmou presença.

 

A sessão tem início às 18h30 e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, canais 99 ou 4 da Net, e também pelo site www.camaravalinhos.sp.gov.br (Link TV Câmara).