Campanha de conscientização sobre o câncer de mama encerra as atividades na Câmara

 

A campanha ‘Outubro Rosa’ encerrou suas atividades em sessão solene realizada na Câmara, nesta terça-feira, 29. A solenidade foi convocada pelo presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira. Durante todo o mês, o Grupo Rosa e Amor, que coordenou a campanha em Valinhos, realizou diversas atividades para conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e dos tratamentos disponíveis para a doença.

 

A grande homenageada da noite foi a fundadora e presidente do Grupo Rosa e Amor, Dra. Márcia Camargo Franzese. Ela destacou que o câncer de mama é uma das doenças que mais matam as mulheres no mundo.

 

Durante a cerimônia, o público pôde assistir às palestras com especialistas no assunto.  O palestrante dr. Carlos Ruiz abordou o câncer de mama, sua situação no Brasil e as novas perspectivas. Já dr. Fabrício Brenelli falou sobre a proposta de rastreamento em câncer de mama.

 

Ambos os palestrantes destacaram a prevenção como o melhor remédio para a doença. Eles foram enfáticos ao afirmarem que a falta de informação ainda é a vilã das mulheres.  Segundo Fabrício Brenelli, a população de baixa renda é a que mais sofre com a doença, já que não têm acesso à informação e aos exames de mamografia.

 

O presidente Lorival disse que, além da conscientização, o Poder Público deve se empenhar no combate à doença. Para ele, os médicos e hospitais precisam estar preparados para diagnosticar e tratar o câncer de mama.

 

Além de representantes do Grupo Rosa e Amor e do presidente Lorival, estiveram presentes no evento os vereadores dr. Pedro Damiano, Rodrigo Toloi, Léo Godói, Israel Scupenaro, Kiko Beloni, Henrique Conti e dr. Moysés Abujadi. A primeira dama de Itatiba, Cássia Helena Benaglia Fattori, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira dama de Valinhos, Sueli Machado, também participaram da solenidade.