Sessão aprova sete projetos e faz homenagens a professores e atletas

Novos líderes de bancada já estão definidos

 

Os vereadores aprovaram sete projetos de lei, na sessão desta terça-feira, 15. Em razão do Dia dos Professores, os parlamentares discursaram sobre a importância desses profissionais na formação dos alunos. Atletas de Valinhos – que estavam presentes no plenário – também foram homenageados pela Câmara.

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival, lembrou que a Câmara realiza sessão solene em homenagem ao trabalhador da Educação. O evento ocorre no dia 24, às 19h, na Câmara.

 

Entre os projetos aprovados pelos vereadores está o que reserva vagas em empresas do município para pessoas que procuram o primeiro emprego. A proposta do vereador Henrique Conti (PV) é que, pelo menos, 5% das vagas sejam destinadas a esse fim. Se o projeto for sancionado pelo prefeito e virar lei, todas as empresas que recebem benefícios fiscais, e que possuem mais de 50 funcionários, terão de se adequar à legislação.

 

O projeto do vereador Edson Batista (PSDB), que determina a fixação de cartazes orientando sobre a proibição da venda casada nos bancos e lotéricas, também foi aprovado. O vereador Veiga (DEM) ressaltou a importância do projeto dizendo que ele vai beneficiar, principalmente, os clientes que não têm conhecimento da proibição. “Com a divulgação, a pessoa vai poder exigir o seu direito”, afirmou.

 

O plenário aprovou, ainda, o projeto que institui a Semana do Idoso no município. O texto é de autoria dos vereadores Rodrigo Popó (PSDB), Veiga (DEM), Edson Batista (PSDB), Lobo (PDT), Israel Scupenaro (PMDB), Kiko Beloni (PSDB), Rodrigo Toloi (PDT) e Orestes Previtale (SDD). O objetivo da proposta é homenagear as pessoas idosas, comemorar suas conquistas e conscientizar a população sobre a importância das mudanças de atitudes com relação aos idosos. 

 

Quatro projetos de lei foram retirados da pauta de discussões. Dois são se autoria do Poder Executivo. Entre eles, o que dispõe sobre as atribuições, competências e funcionamento do Conselho Tutelar. O texto recebeu emenda e, por isso, deve ser discutido nas próximas sessões.

 

Paulo Montero (SDD) solicitou a retirada do projeto que torna obrigatória a informação sobre os médicos que estão em atendimento nas unidades de saúde. Como já existe lei tratando do assunto, o vereador elaborou requerimento pedindo informações da Prefeitura sobre a aplicação da determinação.

 

O projeto que reserva 7% dos imóveis populares para famílias carentes que vivem em áreas de risco, e que não se enquadram nos programas habitacionais, teve pedido de vistas regimentais. O texto saiu da pauta e volta para discussão nas próximas semanas. O projeto é de autoria do vereador Edson Batista.

 

Os demais projetos que estavam na Ordem do Dia foram aprovados por unanimidade.

 

 

Líderes

 

Novos líderes de bancada de partidos foram definidos, na sessão desta terça-feira, 15. O Partido Solidariedade indicou o vereador Paulo Montero como líder do partido na Câmara. O vereador Lorival é o líder do PROS.

 

O PMDB também precisou indicar novo vereador para ser o líder da bancada, já que dr. Orestes Previtale saiu do partido e se filiou ao Solidariedade. O vereador Israel Scupenaro passa a liderar a bancada.

 

 

Homenagens

 

Os professores comemoraram seu dia nesta terça-feira, 15. Os vereadores não deixaram passar em branco essa data e discursaram sobre a importância do professor na sociedade.

O vereador Tunico (PMDB), que já trabalhou durante anos na área da Educação, destacou que os professores são “uma classe que tem dificuldades para exercer sua profissão”. O vereador Rodrigo Popó disse que eles não são reconhecidos “não só do ponto de vista financeiro, mas também da falta de estrutura para ensinar”. “É um dia para reflexão sobre o valor do professor”, completou Popó.

 

Israel Scupenaro afirmou que os professores enfrentam diversas dificuldades e que “o maior prêmio deles, mesmo não sendo reconhecidos, é ver a formação e desenvolvimento dos alunos”. Dinho (PCdoB) disse que “gostaria que o Brasil valorizasse mais essa categoria”. Edson Batista ressaltou a importância dos profissionais desde a infância. “Aqueles que pegavam em nossas mãos e dos nossos filhos são os professores”, disse.

 

Além dos professores, atletas do município receberam homenagens.

 

O vereador Kiko Beloni apresentou voto de congratulações ao nadador paraolímpico André Luís Meneguetti pelas conquistas, em vários países, de campeonatos de natação. O extenso currículo do atleta levou, aproximadamente, 20 minutos para ser lido e impressionou os vereadores pela grandiosidade das conquistas.

 

Dinho parabenizou o atleta. “Fico feliz em saber o potencial de um atleta como você”, discursou. Popó ressaltou que nada impediu o atleta de realizar o seu sonho. “Isso mostra que deficiência não é sinônimo de falta de capacidade, mas de superação”, disse. O vereador Lorival agradeceu André Luís Meneguetti por “elevar o nome da cidade de Valinhos no mundo”.

 

O lutador de judô Edward Gabriel Valadão, de apenas 10 anos, também recebeu homenagem. O vereador Israel Scupenaro parabenizou o atleta pela medalha de Ouro no Campeonato Paulista de Judô.

 

O vereador Léo Godói (PT) espera que a homenagem sirva como estímulo para que o atleta siga em frente. Tunico disse que “a cidade é um verdadeiro celeiro para novos atletas”. Popó destacou a importância da divulgação do judô. “A função do Poder Público é democratizar o acesso a todos os esportes”, finalizou.

 

O plenário homenageou, ainda, os atletas Ana Carolina Martins e Ivano Sgarabotto pelo desempenho em campeonatos de bocha. Os votos de congratulações foram apresentados pelo vereador Dinho.