Popó pede estudos para criar conselho responsável por cuidar do patrimônio histórico

 

Preocupado com a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Valinhos, o vereador Rodrigo Popó (PSDB) apresentou indicação sugerindo a criação de conselho para cuidar da área. O pedido foi apresentado na sessão desta terça-feira (15/10).

 

De acordo com o vereador, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural – o COMPHAC – seria um órgão deliberativo e consultivo. Entre suas atribuições estaria a responsabilidade por assessorar a Administração Pública na tomada de decisões que envolvam imóveis e monumentos.

 

“Os edifícios são a expressão mais clara de um povo em determinado momento histórico e são exemplos da sua forma de viver, da técnica disponível e de manifestação artística”, justificou o vereador.

 

Por meio de requerimento, Popó também questionou a Prefeitura se existe levantamento do patrimônio histórico, artístico e cultural na cidade. Ele pergunta, ainda, se há um órgão que faz a gestão desse patrimônio e se existe uma política de preservação dos espaços.

 

O requerimento foi encaminhado à Prefeitura.