Lorival sai do PT por não concordar com irregularidades do partido em Valinhos

Vereador é presidente da Câmara de Valinhos e do Parlamento Metropolitano da RMC

 

O vereador Lorival Messias de Oliveira convidou os jornalistas para coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira, 2. Durante a entrevista, ele expôs os motivos de sua saída do Partido dos Trabalhadores, sigla da qual participou por 33 anos. Lorival disse não concordar com irregularidades cometidas pelo PT em Valinhos. A postura do Diretório Municipal e campanhas difamatórias envolvendo seu nome foram alguns dos motivos elencados para a desfiliação.

 

Lorival é presidente da Câmara de Valinhos e preside o Parlamento Metropolitano da Região de Campinas. Foi o segundo vereador mais votado nas eleições de 2012, com 1.596 votos. O recém-lançado PROS – Partido Republicano da Ordem Social – é a nova sigla do vereador. “Já me reuni com representantes do PROS em nível estadual e federal. Vou trabalhar para que esse partido seja forte e coerente em Valinhos”, afirmou.

 

A decisão pela saída do PT não foi fácil, de acordo com Lorival. “Sou filiado desde agosto de 1980 e já fui presidente do partido por três mandatos consecutivos”, justificou. Ele disse, ainda, que não tem nada contra o programa de governo do PT, mas que não pode compactuar com irregularidades de um grupo do PT valinhense e a omissão das executivas regional, estadual e nacional.

 

Em 2011, segundo ele, teve início sua decepção com o PT de Valinhos. Neste ano, aconteceu a prévia para a escolha dos candidatos que iriam concorrer às eleições municipais. “Foi constatada compra de votos dos filiados”, denunciou. Lorival disse que levou o caso às Executivas Estaduais e Federais, mas que não houve providências.

 

No ano seguinte, em 2012, o vereador disse que membros do PT, encabeçados pelo então candidato a prefeito, Alexandre Tonetti, fizeram uma campanha difamatória contra os vereadores. “Distribuíram cartazes pedindo para que a população não votasse em nenhum dos vereadores, chamaram a gente de corruptos”, explicou. O fato é que, nas eleições de outubro, Lorival conseguiu mais votos que na eleição anterior.

 

Por pouco, no entanto, Lorival não foi diplomado pela Justiça Eleitoral. Segundo ele, membros do PT distribuíram folhetos com o nome de Lorival e jogaram nas ruas do município na campanha eleitoral. Por não saber da existência dos materiais, Lorival não declarou gastos com os folhetos e teve as contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral. Por meio de advogado, o vereador descobriu que um dos materiais foi encomendado pelo irmão do então candidato a prefeito, Tonetti (PT).

 

Para Lorival, a justiça foi feita e ele pôde dar prosseguimento aos trabalhos de vereador. “Sempre fui um político que denunciou qualquer tipo de irregularidade. E, nesse caso, não foi diferente”, disse.

 

Por méritos próprios e apoio de outros partidos políticos, Lorival afirmou que foi eleito presidente da Câmara de Valinhos, em 2013, mesmo com as tentativas do PT de impedir sua eleição. Hoje, ele já ocupa a presidência do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas e têm conseguido apoio de autoridades para trazer verbas a Valinhos e melhorar as condições de vida da população. “O PT deveria ter orgulho de, pela primeira vez na história, o presidente da Câmara e do Parlamento serem do partido, mas não foi o que ocorreu”, relatou.

 

O vereador Lorival acrescentou, ainda, que seu trabalho vai continuar o mesmo. “Um político se faz pelo caráter, pela moralidade dele, e não pelo partido. Vou continuar o mesmo vereador de sempre: apoiando iniciativas boas para a população e denunciando o que prejudica”, completou.