As últimas de Valinhos

Camâra de Valinhos

Novas regras de iluminação pública são debatidas pelo Parlamento Metropolitano

Próxima reunião discutirá segurança na região com a presença do secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, dr. Antonio Carlos da Ponte.

 

Representantes das câmaras que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) discutiram na manhã desta sexta-feira, 27, em Itatiba, durante a reunião mensal do Parlamento Metropolitano, as novas regras de iluminação pública e, de que maneira, os municípios serão afetados com a transferência de responsabilidades.

 

Fizeram parte da mesa que conduziu os trabalhos, o presidente do Parlamento, Lorival Messias de Oliveira (Valinhos-PT), Vitório Bando (Itatiba-DEM), Campos Filho (Campinas-DEM), Marquinho Fiorella (Paulínia-PP), Fred Chiavegatto Neto (Jaguariúna - PTB) e Rubens Nunes (Vinhedo-PR).

 

Abrindo as discussões, o vereador Lorival deu as boas-vindas a todos os presentes, comentando o trabalho do órgão, que tem sido referência para outras regiões. “Semanalmente somos procurados por representantes de outras regiões e estados interessados em realizar um trabalho como o nosso. Esse sucesso é de todos os vereadores integrantes do Parlamento que além de se preocuparem com os problemas que afligem os municípios, querem somar forças para melhorar a região”, salientou.  

 

Para abordar o tema, a equipe da CPFL, coordenada pelo gerente de Negócios Regional, José Nanini Neto, fez uma explanação detalhada sobre a Resolução Normativa nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que regulamentou as condições gerais de fornecimento de energia e definiu que a responsabilidade pelos serviços de elaboração de projeto, implantação, expansão, atendimento, operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública será de responsabilidade do Poder Público Municipal a partir de janeiro do ano que vem.

 

As prefeituras deverão arcar com esse custo ou passar para os consumidores, contratando empresa especializada para realizar o serviço ou implementando estrutura própria, interligada a alguma secretaria. “Estamos preocupados com os desdobramentos que os ativos vão ocasionar, seja ele de ordem operacional, seja ele de ordem financeira. Queremos continuar parceiros, vamos continuar dando suporte (...) mas as prefeituras devem começar a se preparar para que as cidades não fiquem às escuras”, alertou Nanini.

 

O representante da CPFL também detalhou os novos valores que serão desembolsados pelos municípios, citando como exemplo a cidade de Campinas que terá um custo de manutenção de aproximadamente R$ 1 milhão/mês para zelar por 104 mil pontos de energia. “Quando for transferir os ativos para a prefeitura, haverá uma economia na ordem de 9% ou 10% no pagamento do valor da tarifa. No entanto, a manutenção mensal custará dez vezes o valor da remissão da tarifa. Como vocês podem ver, o impacto financeiro será grande e caberá ao prefeito e ao secretário estudar de que forma será obtida essa receita”, explicou.

 

Entre as cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas, apenas os municípios de Itatiba, Jaguariúna, Nova Odessa, Paulínia, Sumaré e Vinhedo não possuem a CIP – Contribuição para Iluminação Pública. Caso esses municípios optem pela instituição da taxa, Nanini sugere que a mesma não seja atrelada a cobrança de IPTU, mas seja inserida diretamente na conta de energia.

 

Outro ponto de destaque na explicação do especialista foi sobre a segurança das empresas que farão essa manutenção. Segundo ele, somente empresas ou pessoas especializadas poderão fazer esse trabalho, para que o processo seja feito com total segurança, citando como exemplo o custo de uma roupa usada pelos eletricistas, orçada em R$ 3,7 mil.

 

Por fim, Nanini salientou que o prazo é curto e que as prefeituras devem iniciar os processos licitatórios desde já, prevendo nas peças orçamentárias, o custo da manutenção. “Janeiro e fevereiro são meses de chuvas, onde há um aumento de 30% na manutenção. Se nós entrarmos nesse período e as prefeituras não tiverem esse alinhamento, os munícipes serão penalizados e a cobrança será em cima de vocês [vereadores]; é um desgaste desnecessário”, reforçou.  

 

 

Vizinhança Solidária é sugestão para cidades


A experiência satisfatória no município de Vinhedo com o projeto de segurança, Vizinhança Solidária, foi apresentada pelo vice-presidente do Conseg de Vinhedo, Ricardo Guidi.  O programa é organizado pela comunidade e consiste num conjunto de cuidados e precauções, a fim de reduzir crimes.  

 

Baseado na atuação conjunta dos moradores para melhorar a segurança em sua região, tem encorajado a interação e o senso de responsabilidade entre vizinhos, a comunidade e as forças policiais. Em Vinhedo, o programa está dividido em quatro áreas e tem ajudado a coibir assaltos, prevenir incidentes e a capacitar profissionais para atuarem nos residenciais e bairros em geral.

 

 

Extinção dos pontos facultativos divide opiniões


A extinção dos pontos facultativos em órgãos públicos, sugerida pela vereadora de Holambra, Jacinta Heijden (PTB), foi aprovada pela maioria do colegiado, mas houve quem se manifestasse totalmente contrário a proposta.

 

Segundo a justificativa da vereadora, a ideia é moralizar a gestão pública e uma forma de responder as manifestações públicas da sociedade que pedem um serviço público de mais qualidade.  “Não vejo fundamento para que haja ponto facultativo, até por conta das exigências que sociedade vem exigindo para melhoria na classe política”, defendeu.

 

Já o vereador Zezé de Hortolândia rebateu os argumentos, alegando que o ponto facultativo é um direito adquirido do servidor público. “Eu vou defender o contrário porque eu acho que não se trata de linha de produção e nem de qualidade. O serviço essencial é mantido e ninguém perde com isso, aliás, economiza-se porque o gasto é menor”, explicou.

 

 

Frente Parlamentar Ambientalista é aprovada


A partir da sugestão do vereador de Campinas Luiz Carlos Rossini (PV), aprovada com unanimidade, o Parlamento autorizou a criação de uma Frente Parlamentar Ambientalista para discutir os problemas da região.

 

Rossini citou a política de resíduos sólidos que entra em vigor em 2014 e a renovação da outorga do Sistema Cantareira, com um dos grandes objetos de estudo da nova frente para a RMC. “Hoje os problemas ambientais não são locais. Os grandes desafios dizem respeito a ações que devem ser regionalizadas”, destacou.

 

 

Outras deliberações e próxima reunião


Os vereadores metropolitanos aprovaram o envio de Requerimento ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando relação de obras e melhorias a serem realizadas na malha ferroviária da RMC, bem como, Moção de Apelo ao governo estadual solicitando a inclusão do município de Morungaba ao bloco.  

 

A próxima reunião do Parlamento Metropolitano acontece no dia 25 de outubro às 9h na Câmara de Indaiatuba para discutir segurança pública e a possibilidade de interligação dos sistemas de monitoramento entre as cidades da RMC com a presença do secretário adjunto de Segurança Pública do Estado, dr. Antonio Carlos da Ponte.



Notícias relacionadas

  • ANEEL adia municipalização dos serviços de iluminação e Parlamento Metropolitano comemora

      O presidente do Parlamento Metropolitano da RMC, vereador Lorival Messias de Oliveira (PROS),…

    leia mais leia mais
  • Parlamento vai ao MP contra municipalização dos serviços de iluminação pública

      O presidente do Parlamento Metropolitano da Região de Campinas, Lorival Messias de Oliveira…

    leia mais leia mais
  • Em Sessão Solene, Advogados do Ano receberão homenagem da Câmara

    A Câmara de Valinhos, em parceria com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil –, realizará na…

    leia mais leia mais
  • Câmara sedia reunião do Parlamento Metropolitano na sexta-feira, 3

    Presidentes e vereadores das 20 câmaras municipais da Região Metropolitana de Campinas estarão na…

    leia mais leia mais
  • Projeto aprovado obriga iluminação pública com LED em novos loteamentos

      Foi aprovado por unanimidade, na sessão desta terça-feira (12), projeto de lei assinado pelos…

    leia mais leia mais
  • Projeto que obriga iluminação pública com LED em novos loteamentos está na pauta da sessão

      Os vereadores devem votar na sessão desta terça-feira (12) projeto de lei que obriga os novos…

    leia mais leia mais
  • Conti e Mayr querem obrigar iluminação pública com LED em novos loteamentos

      Os vereadores Henrique Conti e Mayr (ambos PV) apresentaram, na sessão desta terça-feira (30),…

    leia mais leia mais
  • Léo Godói faz moção de protesto contra a CPFL pela falta de manutenção na iluminação pública

      O vereador Léo Godói (PDT) apresentou moção de protesto contra a CPFL Energia pela falta de…

    leia mais leia mais
  • Scupenaro pede iluminação na Rodovia dos Agricultores

      O vereador Israel Scupenaro (PMDB) apresentou indicação, na sessão desta terça-feira (26),…

    leia mais leia mais
  • Léo Godói pede manutenção na iluminação de praça e de quadra da região do São Marcos

      O vereador Léo Godói (PT) apresentou indicações, na sessão de terça-feira (20/10), solicitando…

    leia mais leia mais
Câmara Municipal de Valhinhos
Notícias
  • Vereadores aprovam projeto que permite trabalho conjunto entre guardas municipais da região

    #PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara com os vereadores ao centro, sentados em seus…

    leia mais leia mais
  • Câmara institui Ouvidoria para ampliar comunicação com o cidadão valinhense

    #PraCegoVer: Foto mostra arte que identifica a Ouvidoria da Câmara Municipal de Valinhos. Do lado…

    leia mais leia mais
  • Projeto que permite vereadores fazerem emendas impositivas no orçamento está na pauta da sessão

    #PraCegoVer: Foto mostra o display da câmera filmadora da TV Câmara, que transmite a sessão…

    leia mais leia mais
  • Câmara recebe debates sobre Plano Diretor e Serra dos Cocais

    #PraCegoVer: Foto mostra parte da Serra dos Cocais, com muito verde e parte da cidade ao fundo,…

    leia mais leia mais
  • Conselhos de turismo do Circuito das Frutas se encontram no plenário da Câmara

    #PraCegoVer: Foto mostra um dos palestrantes do evento, José Fernandes Franco, do grupo de hotéis…

    leia mais leia mais
  • Vereadores derrubam três vetos do prefeito Orestes Previtale

    #PraCegoVer: Foto mostra o plenário da Câmara com os vereadores sentados em seus lugares    Três…

    leia mais leia mais
  • Aprovado projeto que obriga cartazes para divulgar atendimento emergencial a vítimas de violência sexual

    #PraCegoVer: Foto mostra mulher em um ambiente escuro. O seu rosto, com os olhos inchados após…

    leia mais leia mais
  • Projeto que propõe selos “Amigo Solidário” e “Empresa Solidária” é aprovado

    #PraCegoVer: Foto mostra vereador de costas, lendo um documento durante a sessão ordinária    Os…

    leia mais leia mais
  • Conti propõe que hospitais enviem para a polícia prontuários com indícios de violência contra a mulher

    #PraCegoVer: Vereador Henrique Conti discursa ao microfone na tribuna da Câmara durante…

    leia mais leia mais
  • Educadoras recebem homenagem na Câmara

    #PraCegoVer: Mulher corrige exercícios do caderno enquanto um menino a observa em uma sala de aula…

    leia mais leia mais
Arquivo de Noticias
Hino de Valinhos