Projeto do vereador Paulo Montero envolve alunos na preservação de espaços públicos

 

O vereador Paulo Montero (PMDB) propôs, por meio de projeto de lei apresentado na sessão desta terça-feira (24/09), que adolescentes matriculados na rede de ensino de Valinhos participem de atividades voltadas à preservação e conservação dos espaços públicos. A proposta é criar o programa Educa-Jardim, que vai envolver cuidados com viveiros, parques, praças, jardins e demais logradouros públicos.

 

Paulo explicou que a ideia é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de projetos de recuperação, paisagismo, conservação e arborização de algum ponto da cidade. As atividades seriam feitas em conjunto com a Prefeitura.

 

De acordo com o projeto, a área escolhida pelos jovens ficaria sob suas responsabilidades durante seis meses. Depois desse período, os alunos seriam diplomados pela Câmara Municipal em reconhecimento à contribuição para a cidade. No dia da diplomação, eles apresentariam um trabalho conclusivo com o tema meio ambiente, preservação e a importância de conservação dos espaços públicos.

 

Para o vereador Paulo Montero, o vínculo estabelecido entre o adolescente e a cidade precisa ser modificado. “O reconhecimento de que o espaço urbano pode ser alterado em benefício de uma melhor qualidade de vida deve servir de estímulo para a mobilização dos adolescentes em ações de interesse coletivo”, disse.

 

Paulo acrescentou, ainda, que o projeto pretende reduzir os atos de vandalismo contra espaços públicos.

 

O projeto está em análise das comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data para ser votado.