Dinho e Secafim propõem obrigar supermercados a fornecerem sacolas com as cores da reciclagem

 

Os vereadores Dinho (PCdoB) e Edson Secafim (PSB) apresentaram projeto de lei que obriga os supermercados a fornecerem sacolas nas cores azul, verde, vermelho e marrom. O objetivo é facilitar o trabalho das cooperativas de reciclagem e ajudar a população a separar o lixo reciclável em casa. O projeto precisa de parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação para continuar tramitando na Câmara.

 

De acordo com os vereadores, a medida visa preparar a cidade para a nova obrigação que todos os municípios terão a partir do ano que vem. Em 2014, as cidades serão obrigadas a dar a destinação adequada a todos os resíduos gerados em seu território. “Precisamos nos antecipar na preparação e organização de como faremos isso. As sacolas com as cores dos resíduos que podem ser reciclados vão contribuir para isso”, destacaram no projeto.

 

Dinho e Secafim também pontuaram que o projeto segue a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – que considera que a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no País, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais não renováveis, energia e água.

 

O projeto ainda não tem data para ser votado.