Vereadores cobram melhorias no trânsito e discutem poda de árvores

Um projeto de lei e oito moções foram aprovados na sessão desta terça-feira, 10

 

Os vereadores cobraram da Prefeitura medidas para minimizar os gargalos no trânsito da cidade. Durante a sessão desta terça-feira (10/09), os parlamentares lembraram os acidentes e mortes causadas nos últimos meses pelo trânsito violento nas principais vias do município. O último acidente fatal aconteceu no sábado, 7, quando um motociclista foi atingido por um carro na Rodovia Flávio de Carvalho.

 

A discussão foi iniciada pelo vereador dr. Pedro Damiano (PR), que apresentou moção de apelo pedindo melhorias no sistema de trânsito da Vila Santana. No documento, ele solicita a instalação de semáforo no cruzamento da Rua Arthur Fernandes com a Avenida Brasil; e lombada com faixa de pedestres na esquina da Rua Goiás com a Rua São Paulo.

 

Dr. Moysés Abujadi (PSD) disse que é preciso trabalhar na prevenção dos acidentes. “Se a Prefeitura não tem dinheiro para instalar semáforo, faça a pintura do solo. O que não pode é deixar de fazer alguma melhoria”, afirmou.  O vereador Israel Scupenaro (PMDB) alertou que os problemas no trânsito tendem a se intensificar. “A frota de automóveis está aumentando. Temos também empreendimentos que serão inaugurados. É preciso criar mecanismos que impeçam a ocorrência de infrações”, disse. O vereador Dinho (PCdoB) destacou que os vereadores precisam cobrar ação das secretarias de Trânsito e Obras. “Precisamos agir antes que aconteçam novas tragédias”, observou.

 

Os vereadores Tunico (PMDB) e Lorival (PT) também pediram providências para o trânsito no município. “Precisamos fazer readequações que evitem acidentes. Às vezes, pequenas intervenções resolvem o problema”, finalizou Lorival.

 

 

Poda de árvores

 

Outro assunto que teve destaque na sessão desta terça-feira é a poda de árvores que vem sendo realizada pela Prefeitura em diferentes bairros da cidade. Os vereadores Tunico, Dinho, Kiko Beloni (PSDB) e César Rocha (PV) apresentaram requerimento questionando os critérios para a realização do serviço.

 

Tunico discursou sobre o corte das árvores do canteiro central da Avenida Tancredo Neves, no Parque das Colinas. Ele disse que foi procurado pela população que está preocupada com possíveis irregularidades na remoção das árvores.

 

Dr. Moysés ponderou dizendo que existem regras para o corte e poda de árvores no município. “Existe um engenheiro agrônomo que fiscaliza o serviço”, afirmou. Henrique Conti (PV) explicou que essa é a melhor época do ano para a poda de árvores. “Talvez o que falta é um pouco mais de agilidade no processo de remoção e substituição de árvores”, opinou.

 

Quanto ao caso específico da Avenida Tancredo Neves, o líder do Governo na Câmara, vereador Rodrigo Popó (PSDB) afirmou que o corte foi feito pela CPFL Energia com anuência dos órgãos de proteção ambiental.

 

 

Propostas

 

Os projetos de lei de autoria do Poder Executivo que alteram leis que já estão em vigor no município tiveram sua apreciação adiada pelo plenário. O objetivo do prefeito Clayton Machado (PSDB) é alterar a lei que obriga concessionárias a plantarem árvores de acordo com o número de veículos vendidos. A proposta é que, em vez de as próprias lojas fazerem o plantio, as mudas sejam doadas para o Viveiro Municipal.

 

Outro projeto altera a lei que obriga dispositivos de segurança nos bancos. Segundo o prefeito, a instalação de divisórias e biombos em alguns locais das agências criam “pontos cegos”, o que prejudica a segurança.

 

As matérias foram retiradas da pauta a pedido dos vereadores Lorival e Edson Batista (PSDB).

 

O projeto que denomina “Claudemires dos Santos” a Rua Sete do Jardim São Marcos foi aprovado. A proposta é do vereador Léo Godói (PT).

 

A Câmara aprovou a moção do vereador Dinho, que solicita a construção de uma creche no Bairro Colina dos Pinheiros. A moção que pede a instalação de uma Unidade de Emergência Pediátrica no município e a que solicita iluminação pública na Rodovia dos Agricultores, ambas propostas pelo vereador Lobo (PDT), também foram aprovadas.

 

Os vereadores aprovaram, ainda, a moção que pede reforma no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT).  O pedido do vereador Rodrigo Toloi (PDT) é que a Prefeitura solucione os problemas nos alambrados, no lixo em volta da lagoa, nos banheiros próximos às quadras e na manutenção dos aparelhos de ginástica.