Vereadores propõem transformar a Pedreira das Chácaras Alpinas em Zona Especial de Preservação

Vereador Conti também solicita construção de rampa para cadeirantes em rua do Centro

 

Os vereadores Henrique Conti (PV) e dr. Moysés Abujadi (PSD) apresentaram, na sessão desta terça-feira (10/09), projeto de lei que transforma a Pedreira das Chácaras Alpinas em Zona Especial de Preservação. A proposta é evitar que a área perca suas características naturais com o avanço do processo de urbanização. O texto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data para ser votado.

 

O projeto prevê que qualquer intervenção que possa descaracterizar a área conhecida como Morro Da Pedra Grande em aspecto paisagístico, ambiental e turístico deverá ser avaliada pelo Conselho Municipal de Cultura ou outro órgão que tenha a finalidade de opinar sobre o patrimônio histórico do município.

 

Conti destacou a exuberância da paisagem da pedreira. “Em dias claros e límpidos, o visitante consegue enxergar até sete cidades”, afirmou. De acordo com o vereador, a valorização das terras e a ocupação urbana coloca em risco a sustentabilidade do ecossistema da região. “É primordial a criação de mecanismos de controle das atividades realizadas na pedreira”, pontuou.

 

 

Acessibilidade

 

O vereador Henrique Conti solicitou, por meio de indicação, a construção de rampa para facilitar a locomoção de cadeirantes e pessoas que carregaram carrinhos de bebê na região central. A sugestão é que o acesso seja feito na esquina da Rua Treze de Maio com a Rua Itália.

 

A indicação foi encaminhada à Prefeitura.