TV Câmara de Valinhos amplia abrangência com novo canal na NET HD

Próximo passo é conquistar canal digital aberto

 

A Câmara de Valinhos deu mais um passo importante rumo à democratização da informação. Desde a última quarta-feira, 28, a TV Câmara é transmitida, também, pelo canal 4 da NET HD. Até então, somente os assinantes com aparelho analógico acompanham a TV Câmara pelo canal 99. A partir de agora, todos os assinantes da NET que moram em Valinhos vão poder assistir às sessões ordinárias, aos eventos e às reuniões que acontecem no plenário do Poder Legislativo. Em breve, a TV Câmara será contemplada com canal digital aberto.

 

Para o presidente da Câmara, vereador Lorival Messias de Oliveira (PT), trata-se de mais uma conquista para a população valinhense. “Meu dever é com a transparência. Por isso, desde que assumi a presidência luto pela ampliação da grade de programação e pela maior abrangência da TV Câmara”, afirmou.

 

A diretora do Departamento de Comunicação da Câmara, Denise Giunco, adiantou que os profissionais da Casa já estão envolvidos em projetos pilotos de programas jornalísticos. “É um novo desafio para o departamento que, graças ao empenho da presidência da Câmara, tem obtido vitórias que asseguram o direito à informação e fortalecem a democracia”, disse.

 

Inicialmente, o canal 4 da NET HD, assim como o canal 99 - que é analógico - vai possuir a programação atual: transmissão das sessões ordinárias e extraordinárias, sessões solenes e eventos institucionais. Nos próximos meses, novos programas vão estrear na TV Câmara. Quando não há programação específica de Valinhos, tanto o canal 4 quanto o 99 transmitirão a programação da Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

 

Canal aberto

 

A Câmara aguarda liberação do Ministério das Comunicações para um canal próprio, digital e em rede aberta, com programação 24 horas. Quando for liberado, o canal poderá ser assistido por toda a população que tiver TV digital ou um aparelho decodificador.

 

Em 2012, Valinhos assinou acordo de cooperação para que a cidade tenha um canal de TV digital aberto e faça parte da Rede Brasileira de TVs Legislativas, um projeto da Câmara dos Deputados. Apenas 34 cidades no Estado assinaram o acordo de cooperação.

 

O presidente da Câmara, vereador Lorival, esteve em Brasília, no mês de maio, para discutir detalhes da liberação do canal. A reunião foi marcada com representantes da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – e com jornalistas da Câmara dos Deputados.